O cronograma de pagamento do IPVA 2023 em Minas Gerais foi publicado nesta quarta-feira, 28 de dezembro. Assim como em 2022, o primeiro mês de pagamento do imposto estadual será março.
A medida foi mantida como forma de aliviar a carga de obrigações dos contribuintes mineiros que já têm vários outros compromissos a cumprir em janeiro.
As seguintes datas de pagamento são fixadas no calfinishar publicado no final das chapas do veículo:
De acordo com a definição da lei, 40% das receitas do IPVA passam para o Tesouro Público Único; 40% vai para os municípios onde os carros estão matriculados e 20% vai para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Os valores de cálculo base por veículo podem ser consultados nas tabelas publicadas no Diário Eletrônico da Secretaria da Fazenda.
Para os contribuintes que pagarem a API de uma só vez, o desconto será de 3%. Para quem atender aos critérios do Programa de Incentivo à Regularidade de Pagamento do IPVA – “Bom Pagador” – mantém-se a redução adicional de 3%, que já está descontada do valor a ser pago.
Portanto, a obtenção de vantagens é concedida automaticamente, sem a necessidade de ir previamente ao Fisco. Apenas os contribuintes que tenham liquidado dívidas relacionadas com veículos nos últimos dois anos (2021 e 2022) têm direito a este benefício.
O IPVA em valor inferior a R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) deve ser pago à vista e não pode ser parcelado.
O pagamento do imposto deve ser feito aos agentes arrecadadores autorizados a recolher impostos do Estado de duas formas: 1) Através do código Renavam do veículo2) através do Documento de Recuperação do Estado (DAE), emitido na página eletrônica da Secretaria da Fazenda.
O não pagamento do imposto ou acordo após o prazo gera multa de 0,3% ao dia até o dia 30, multa de 20% a partir do dia 30, além dos juros apurados por meio da Taxa de Referência do Regime Especial de Liquidação e Custódia Policial (Selic).
Veja mais sobre Varginha Digital
Receba em seu e-mail
Digite seu e-mail