As praias do litoral do Rio de Janeiro e do Nordeste ficaram entre as atrações mais sensíveis para os turistas que viajaram por todo o país em 2022. Precisamente, segundo a Decolar, uma das maiores agências da América Latina, os municípios do Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Maceió (AL) foram os mais pesquisados no ano passado entre os operadores. A pesquisa também mostrou que a demanda por passagens aéreas aumentou 37% em relação ao ano passado, 2021.
Além destes, outros municípios do Nordeste foram incluídos no ranking da plataforma: Natal (RN), Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB), São Luís (MA) e Aracaju (SE). No país, os municípios de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR) entraram no ranking. No Centro-Oeste, Brasília (DF) e Goiânia (GO) foram as favoritas nas buscas.
Ao norte e sudeste, Belém (PA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) completam a lista. O exame foi realizado com base na busca de passagens aéreas nacionais e estrangeiras em Decolar online. Página e candidatura de janeiro a dezembro de 2022.
O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para garantir, por meio do selo “Turismo Responsável”, uma iniciativa que estabelece práticas inteligentes de biossegurança para 15 atividades do setor e para turistas. Existem protocolos expressos para a prevenção da Covid-19 que podem ajudar na recuperação do setor do turismo.
O selo destina-se a estabelecimentos de alojamento, parques temáticos, restaurantes, cafés, bares, palácios de congressos, feiras, exposições, guias turísticos, entre outros, podendo ser recebido de forma temporária e segura online.