Fiems e Governo do Estado mostram o potencial de Mato Grosso do Sul para os índios

A Fiems e o governo estadual receberam, nesta terça-feira (21), no prédio da Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), uma organização de empresários indígenas que chegaram em um projeto de ligação industrial entre Mato Grosso do Sul e a Índia.

Durante o encontro, foi apresentada a perspectiva das duas regiões e discutida a opção de um projeto brasileiro para o país indiano.

Em nome do presidente da Fiems, Sérgio Longen, o líder da presidência da instituição, Robson Del Casale, deu as boas-vindas aos visitantes e apresentou o panorama comercial de Mato Grosso do Sul, destacando que o PIB comercial do estado é de 23,3 bilhões de reais.

Segundo Robson Del Casale, a Índia é uma esposa de negócios do Brasil, mas também de Mato Grosso do Sul.

“Atualmente, a Índia é o quarto maior cliente da indústria estatal, China, Estados Unidos e Holanda. Em 2022, as vendas da indústria estatal no mercado indiano atingiram o equivalente a US $ 181,4 milhões, uma expansão de 325%. em comparação com o mesmo período do ano passado”, disse.

As principais compras através da Índia para MS em 2022 foram óleo bruto de soja, açúcar e couro bovino. No mesmo ano, as principais exportações através da Índia para os Estados-Membros foram os têxteis, as máquinas, os electrodomésticos e suas partes, bem como os produtos químicos.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a assembleia marca uma nova posição nas relações entre Mato Grosso do Sul e a Índia.

“A Índia um pouco fora de nossa caixa estratégica até lá, no entanto, estamos interessados em fortalecer nossos laços com a indústria. Nossa visão estratégica é diversificar as vendas de nossos produtos e estamos interessados em participar de missões a partir de 2023 para estarmos mais informados sobre o mercado indiano”, disse.

O representante do Ministério da Agricultura da Índia, Manoj Kumar, destacou que existem vários espaços publicitários para explorar entre Mato Grosso do Sul e a Índia.

“Qualquer estado indiano é maior do que qualquer país da Europa, então há uma perspectiva maravilhosa para a venda de produtos de Mato Grosso do Sul e precisamos acentuar nossas relações externas e industriais. Obrigado por sua hospitalidade e estou ansioso para recebê-lo em nosso país em breve. “Concluiu.

Assessoria de Comunicação da FIEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *