O governador Romeu Zema (Novo) e os secretários de Estado apresentaram, nesta terça-feira (20), os efeitos dos últimos 4 anos à frente do governo de Minas Gerais. Eles apresentaram conhecimento sobre criação de tarefas, investimento capturado, renovado e muito mais.
O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, também está confiante de que seis hospitais regionais verão suas pinturas concluídas nos próximos dois anos. Segundo o governador, as pinturas já poderiam ter começado “se fosse pelos processos judiciais”.
Entre os números apresentados no balanço do governo de Minas Gerais, vêm a inauguração da nova sede do programa Farmácia de Minas, a retomada das tintas em 99 UBS (unidades básicas de ginástica) e a funcionalidade diante da pandemia de COVID-19.
Comentando os hospitais regionais, a Secretaria de Saúde informou que a ordem para iniciar pinturas na unidade Teófilo Otoni já havia sido dada em novembro. No caso de Sete Lagoas, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete e Governador Valadares, esse pedido deve ser entregue em janeiro.
“Resta apenas Juiz de Fora, que ainda tem um problema estrutural e arquitetônico. A aquisição dos equipamentos terá início em janeiro, lembrando que demora um pouco desde a aquisição até a instalação. Esperamos que em 24 meses tenhamos seis novos hospitais regionais”, disse Baccheretti em entrevista coletiva.
Os recursos para as pinturas vêm de convênios com a Samarco e a Vale, referentes às tragédias de Mariana e Brumadinho.
No box educação, o Governo de Minas Gerais destacou a implantação do programa Trilhas de Futuro, que promove a vocação gratuita para jovens bolsistas. Há 100. 000 bolsistas matriculados ultimamente, com 181 instituições credenciadas.
O controle também discutiu a iniciativa Mãos en la Obra na Escola, cujo objetivo é reformar instituições públicas, construir muros, fortalecer o layout das salas de aula, entre outros.
O governo de Minas Gerais anunciou que arrecadou 82 milhões de reais do Fundo Estadual de Cultura, com uma média de 8 milhões de reais arrecadados em linha com o mês. Ele também destacou o papel do programa Reviva Turismo, que gerou mais de 100 mil novos empregos no setor entre maio de 2021 e setembro de 2022.
Quanto à Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas, o relatório menciona a regularização do pagamento do piso da assistência social mineira, além dos programas Bolsa Merenda e Renda Minas, gerados pela pandemia.
Outro destaque é a iniciativa Recupera Minas, que destinou R$ 94 milhões para ajudar famílias em 231 municípios mineiros que declararam estado de calamidade e emergência após as chuvas que atingiram o estado entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
O governo de Minas Gerais informa que o estado registrou um alívio no conhecimento dos homicídios nos espaços atendidos por meio das Unidades de Prevenção ao Crime (UPC), onde são propostos sistemas de mediação de confronto e Stay Alive!.
Com relação à funcionalidade da Polícia Civil, o relatório destaca a criação de dois novos Centros Estaduais do Plantão Digital e a inauguração da Casa da Mulher Mineira, em BH, para atender ocorrências de mulheres vítimas de violência doméstica, círculo de familiares e violência sexual.
A aquisição de câmeras de armação para a polícia do Exército também foi destacada por meio da direção estadual, além do uso de R$ 425 milhões para a reestruturação logística da empresa.
Conheça alguns dos insights apresentados no relatório de controle do Governo de Minas Gerais:
Jornalista do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas com o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.
Todos os direitos reservados © – BHAZ Portal 2020 – Desenvolvido através da Evercode