Minas Gerais e Espírito Santo têm alerta de fortes chuvas

O Cedec informou que as previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) implicam a opção de chuvas acima da média, basicamente no domínio metropolitano de Belo Horizonte e na Zona da Mata para hoje (20) e (21), e a previsão pode aumentar para 26.

Notícias relacionadas: Fortes chuvas causam distúrbios no norte do Rio de Janeiro. Chuva mata dois adolescentes em Balneário Camboriú e partes de Mato Grosso e Tocantins podem ser afetadas pelas tempestades. “Estamos vivendo uma estação chuvosa muito intensa. Nesta semana natalina, pode ter duzentos milímetros de chuva em algumas partes do estado. Está chovendo muito”, disse o coordenador da Defesa Civil do MG, coronel Osvaldo de Souza Marques.

As fortes chuvas que já atingiram Minas Gerais durante a atual estação chuvosa deixaram até agora 91 municípios em estado de emergência, além de São Domingos do Prata, Salto da Divisa e Santa Helena de Minas.

De acordo com o boletim da Coordenação de Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec) até hoje, nos municípios de Piraúba, Bom Jesus do Galho, Santa Luzia, Vespasiano, Bertópolis, Inhapim, Presidente Bernardes e Governador Valadares, foram registrados 8 óbitos, um em cada município. No período, o Estado teve 1. 244 pessoas em situação de rua e 4. 434 deslocados internos.

A Defesa Civil do Estado informou que, entre os diversos municípios que combatem os danos causados pela chuva, distribuíram 497 kits, avaliados em R$ 163,4 mil cada, contendo um veículo 4×4, um notebook, uma fita métrica virtual e coletes refletivos.

“Também estamos aqui para organizar movimentos de reação e restaurar a normalidade, distribuir materiais de ajuda humanitária e enviar uma equipe de intervenção aos municípios em caso de necessidade”, acrescentou a empresa em reação à Agência Brasil.

A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu alerta meteorológico no estado para esta terça e quarta-feira e destacou a cautela do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diante da ameaça de chuvas fortes para todo o estado, no ponto de perigo. O alerta é válido para e amanhã, até às 10h30.

No mesmo boletim, a previsão do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Capixaba (Incaper) do “nível de atenção para situações climáticas favoráveis ao aparecimento de acumulações significativas de chuva em todo o estado”, que está em vigor até o próximo sábado (24).

A maior precipitação acumulada nas últimas 24 horas entre os municípios com estação meteorológica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) registrada em Cachoeiro de Itapemirim (71,67 mm), seguido por Presidente Kennedy (55 mm) e Ecoporanga (50,95 mm).

São Mateus e Nova Venécia estão sob a maior ameaça de movimentos de massa, somando deslizamentos de terra. O estado registra mais 1. 274 pessoas despejadas e 228 desabrigados. A maioria está no município de São Mateus com 1. 245 desalojados e 194 desabrigados.

Réplica de cortinas da Agência Brasil RSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *