Minas Gerais registra 4 mortes por chuvas

O estado tem 80 localidades em estado de emergência e outras 3. 800 pessoas estão deslocadas.

Foto: CSul.

O número de mortos pelas chuvas em Minas Gerais subiu para quatro, segundo a Coordenação Nacional de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG). Segundo o Cedec-MG, o estado tem 80 municípios em estado de emergência devido a tempestades. Até o momento, outras 1. 097 pessoas estão desabrigadas e 3. 882 desalojadas.

Dois óbitos foram registrados nesta quarta-feira (7/12). Uma das mortes ocorreu na cidade de Santa Luzia, onde um homem de 72 anos foi sepultado após um muro desmoronar em seu espaço ribeirinho, no bairro Palmital.

O outro matou um adolescente de 17 anos que ocupava um veículo varrido pela enchente. O incidente ocorreu na comunidade do Jardim Encantado, na cidade de Vespasiano. A vítima acompanhada do namorado, que controlava para sair do veículo. e aguarde. Policiais militares e bombeiros foram chamados na noite de quarta-feira (12/7), mas o corpo e o carro da jovem foram localizados nesta quinta-feira (12/8) nas proximidades da MG-010.

O vice-coordenador estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa, explica que a morte de Vespasiano não foi incluída no boletim desta quinta-feira porque é obrigatório aguardar o fim oficial dos anúncios produzidos por meio do governo correspondente. “Queremos analisar os relatórios de incidentes do PMMG e do CBMMG para verificar oficialmente se a causa da morte é semelhante à estação chuvosa”, disse ele. Com a verificação, a expectativa é que o óbito seja adicionado ao boletim desta sexta-feira (09/12).

As outras duas mortes foram registradas em Piraúba e Bom Jesus do Galho.

É fundamental que o município reivindique um cenário de anomalia (emergência ou estado de calamidade pública) para ter acesso aos do governo estadual, basicamente no que se refere à distribuição de ajuda humanitária e também para o diálogo/mediação entre o estado e o governo federal para captação de recursos.

A capital mineira foi atingida por um volume gigante de chuva por volta das 19h. Quarta-feira (7/12). O tufão causou inundações com outras pessoas presas em seus carros em pontos das avenidas Cristian Machado, Vilarinho e Bernardo Vasconcelos. No entanto, não há registro de vítimas, moradores de rua ou outros moradores de rua.

Seguindo a previsão de chuvas para os feriados prolongados da Imaculada Conceição em alguns municípios do estado, a Defesa Civil de Minas alerta contra a opção de ocorrência do fenômeno chamado cabeceira d’água, que considera as fortes chuvas na parte alta dos rios que acumulam mais o volume das cachoeiras e podem surpreender e orientar os banhistas”. Aconselhamos quem vai curtir férias nas regiões de cachoeira a ficar atento ao volume de chuvas. Preste atenção também à presença de galhos, folhas e retoques na cor da água, bem como o volume da cachoeira ou corredeiras. Não instale seus bivouacs próximos aos leitos dos rios, na parte mais alta do terreno e não perca de vista crianças, adolescentes e idosos”, explica o tenente-coronel Sandro.

“Aproveitando a oportunidade, pedimos aos menores que se inscrevam no programa de alerta meteorológico via SMS para o 40199, enviando o CEP do posto onde estão ou o posto de destino”, aconselha.

O Governo de Minas Gerais, por meio do Governo Militar (GMG) e do Cedec-MG, tem atuado em todos os municípios afetados pelas chuvas, oferecendo assistência humanitária e técnica para mitigar os efeitos sobre as cidades afetadas.

Até esta quarta-feira, o estado distribuiu 1. 883 cestas básicas, além de 474 colchões, 1. 103 kits de higiene (com sabão, papel, pasta de dente, absorventes higiênicos e escova de dentes), 574 kits de dormitório (com capa, lençol, travesseiro e cobertor) e outros 2. 712 itens diversos, como água mineral, roupas, alimentos, fraldas, lonas, kits de limpeza e muito mais.

Em novembro, o governo de Minas, juntamente com o Cedec, o Ministério Público, a Servas e a Cruz Vermelha Brasileira, apresentaram oficialmente a campanha SOS Chuvas 2023. A ação tem como objetivo arrecadar doações que serão distribuídas por meio da Defesa Civil do estado. As contribuições podem ser feitas usando a palavra-chave pix@cvbmg. org. br.

Em setembro, o governo de Minas, também por meio da Defesa Civil, treinou, atualizou e aperfeiçoou agentes regionais capazes de atuar no período chuvoso em auxílio aos municípios carentes. A coordenação municipal de cobertura civil também foi treinada nesta ocasião para trabalhar com o Estado. agência.

Segundo o Cedec, o Cedec fez o maior investimento em defesa civil da história de Minas Gerais. Foram adquiridos 497 kits (R$ 163,4 mil cada), contendo veículo 4×4, notebook, fita métrica virtual e coletes. reflexivo.

O investimento é resultado do mandado de reparação, assinado em abril de 2020, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S. A. em Brumadinho, que custou a vida de outras 272 pessoas e gerou efeitos sociais, ambientais e econômicos. na bacia do rio Paraopeba e no estado de Minas Gerais.

Fonte: Agência de Mineração.

Com a medida, o documento que foi exigido nas inspeções de trânsito de 1 [. . . ]

A partir de 15 de outubro, os fabricantes e artesãos rurais da comuna serão [. . . ]

Texto escrito através do advogado e Juárez Alvarenga. Foto: CSul São seis da manhã, [. . . ]

Na Escola Pública Presidente Bernardes, em Pouso Alegre, os bolsistas ampliam as atividades semanais destinadas [. . . ]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *