Alterações realizadas na sequência de uma ação coordenada entre a Secretaria de Participação Social e Políticas Governamentais e a Secretaria-Geral do Conselho Nacional da Juventude.
Por meio da Secretaria Extraordinária de Participação Social e Políticas Governamentais, o Estado do Tocantins controlou o ônus de 3 alocações vitais, dois centros de qualificação profissional para Palmas e um para Gurupi, com aporte superior a R$ 1 milhão. A atribuição faz parte do dever da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal por meio do programa Espacio 4. 0 e anunciada por meio do secretário-geral do Conselho Nacional de Juventude, Gustavo Gama, na tarde desta quarta-feira, 28.
Para o secretário ordinário de Participação Social e Políticas Governamentais, Marcos Milhomens, a garantia de recursos é uma vitória vital para gerar uma fonte de renda para o Tocantins. . Essa é uma oportunidade para a população do Tocantins, que a partir desses espaços poderá se qualificar e acessar maiores ofertas de emprego”, disse o secretário.
Ainda de acordo com Marcos Milhomens, os acréscimos aconteceram graças a uma forte articulação em Brasília nos últimos dias entre o governo do estado do Tocantins, por meio da pasta que comanda e a Secretaria-Geral do Conselho Nacional da Juventude.
Centros de Qualificação
Os centros de qualificação profissional em Palmas são operados entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Tocantins, da Secretaria de Estado do Esporte e da Juventude. A inauguração está prevista para 2023. O Espaço Gurupi 4. 0 é um acordo entre o Governo Federal e o Salão da Cidade de Gurupi e já está em fase de execução.
O secretário-geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama, ressalta que este é um momento para o Tocantins “É transparente que os jovens estarão no meio da atenção do próximo governo federal, executando com competência e qualidade os sistemas firmados com a União garantirão ao Tocantins o prestígio de um marido inteligente para atrair mais projetos para os jovens”, observou o Secretário.
O que é o Espacio 4. 0?
O Espaço 4. 0 promoverá um ambiente artístico para a inovação e inspirará outros jovens a informarem-se com o dispositivo de um modelo educativo: mesas, cadeiras, iluminação, ar condicionado e dispositivos necessários para começarem a mergulhar nas novas tecnologias da Indústria 4. 0. Cada centro anuncia aos jovens e idosos de 15 a 29 anos os novos recursos tecnológicos da Indústria 4. 0, proporcionando-lhes oportunidades de formação técnica, expansão de competências e competências técnicas, bem como participação no mundo do trabalho.