Esse é o texto do blog Deriva Continental, escrito por Álvaro Penteado Crósta, da Unicamp, Natalia Hauser e Wolf Uwe Reimold, da UnB, e Joana Paula Sánchez, da UFG.
Os meteoritos têm um efeito sobre as crateras são estruturas geológicas relativamente raras na Terra. Atualmente, conhecemos apenas 200, espalhados pelos cinco continentes do planeta. Este número é pequeno em comparação com outros satélites e corpos planetários, como a Lua, Marte, Vênus e Mercúrio.
Há uma explicação para isso: na Terra, as crateras de meteoritos não são preservadas ao longo do tempo geológico. Devido à dinâmica geológica incomum do nosso planeta, o registro dos efeitos é frequentemente apagado da superfície da Terra através da ação da erosão, enviando sedimentos. e deposição, movimento de placas tectônicas, entre outros.
Explicamos esse procedimento em detalhes nesta postagem do blog. Ultimamente tem sido cientificamente comprovado que nove brasileiros têm efeito sobre as estruturas. Veja o mapa abaixo.
A Cúpula do Araguainha é o maior impacto no design do Brasil e da América do Sul. A cratera na divisa entre Mato Grosso e Goiás tem 40 quilômetros de diâmetro e é a décima quinta maior do mundo.
Ver também
Abril Comunicações S. A. , CNPJ 44. 597. 052/0001-62 – Todos os direitos reservados.
MELHOR OFERTA