O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, discute obras de infraestrutura e federalização de estradas no primeiro Fórum de Governadores que acontecerá na manhã desta sexta-feira, 27, em Brasília, na presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. As pautas foram apresentadas por meio do Governador na Assembleia Geral do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento do Brasil Central e na assembleia preparatória do Fórum, na segunda-feira, 23.
Em ofício enviado ao presidente Lula, por meio da Secretaria Executiva do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento do Brasil Central, o governador Wanderlei Barbosa lista como pano de fundo a estrutura da ponte sobre o Rio Tocantins, que liga os municípios de Filadélfia – TO com Carolina – MAMA; pavimentação do trecho da rodovia TO-110, entre o município de São Félix do Tocantins e o estado da Bahia, que liga as principais rotas turísticas do Parque Estadual do Jalapão; e, por fim, a federalização da TO-335, que liga a divisa do estado do Pará, no município de Tocantins de Couto Magalhães, passando por Colinas do Tocantins, até a junção de Palmeirante do Tocantins, onde se localiza o porto seco de Ferrovia Norte ao sul, atuando como polo de produção para os estados do Tocantins e Piauí.
“Nossos pedidos ao presidente atendem aos anseios não só do Tocantins, mas também dos estados vizinhos e vão ajudar a economia nacional”, disse o governador Wanderlei Barbosa, ressaltando que a produção agrícola no estado é de grande importância para a economia brasileira. hífen. O Chefe do Executivo Estadual também questiona que, devido à pandemia de covid-19, o Estado tem enfrentado muitas dificuldades orçamentárias e monetárias, que têm dificultado a realização de projetos regionais.
Ainda na assembleia preparatória desta segunda-feira, 23, o governador Wanderlei Barbosa defendeu a disponibilidade de recursos para o programa de alívio do déficit habitacional no Tocantins, a estrutura da ponte sobre o Rio Araguaia, que liga os municípios de Caseara-TO e Santana do Araguaia – PA, e apresentou, prioritariamente, a estrutura do Hospital Materno-Infantil, agregando atenção ao condicionamento físico feminino no Tocantins.
O Fórum de Governadores, nesta sexta-feira 27, na sede do governo federal, em Brasília, reunirá os chefes dos executivos dos 26 estados e do Distrito Federal.