O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) para o estado de Mato Grosso começa no dia 1º de maio para todos os contribuintes, independentemente do último registro do veículo.
Além do calendário unificado, o governo de Mato Grosso tem uma redução maior nos pagamentos em dinheiro. O contribuinte que pagar o MVPI em uma única parcela, até o dia 22 de maio de 2023, receberá um bônus de 15%.
Anteriormente, eram concedidos bônus de apenas 5% e 3%, dependendo de quando o imposto era pago. A partir de 31 de maio, o IPVA deve ser pago integralmente, com os acréscimos legais – correção financeira, juros e multas.
O IPVA pode ser pago em até 8 parcelas, sujeito a descontos. Os percentuais de redução serão fixados e publicados por meio do governo estadual, após aprovação da nota fiscal enviada à Assembleia Legislativa.
No caso de notas fiscais parceladas, a formalização e o pagamento da primeira parcela devem ser feitos antes de 31 de maio de 2023, seja na mesma data. As demais contas serão mensais e consecutivas, para que a maioridade da última não ultrapasse o ano de 2023.
Para o pagamento do IPVA, o Documento de Recolhimento (boleto de pagamento) deve ser apresentado às seguintes instituições monetárias: Banco do Brasil, SICREDI, SICOOB, Bradesco, Itaú, PRIMACREDI, Santander e Caixa Econômica Federal e suas empresas lotéricas.
Confira a tabela
Invista em alinhá-los com seus objetivos. Cadastre-se na Ágora Investimentos
Ao oferecer meu conhecimento, cumpro a política de privacidade de conhecimento do Estadão.
Invista em informações