O Procurador-Geral do Ministério Público do Estado de Roraima (MPC/RR), Dr. Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, foi reeleito para o Comando do Ministério Público de Contas para o biênio 2023/2024. O rito tomou posição na manhã desta segunda-feira, 16, em sessão plenária do Tribunal de Contas de Roraima (TCE/RR).
A ocasião contou com a presença do governador de Roraima, Antônio Denarium; o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique; Contador, Dr. Diogo Novaes Fortes; o presidente do Tribunal de Contas de Roraima (TCE/RR), Célio Wanderley; o Defensor Público Geral, Oleno Matos; o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianeli; o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), deputado Marcelo Cabral, a reitora da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, a representante da Controladoria-Geral da União (CGU, Alessandre Pinagé e a vice-presidente da OAB Roraima, Caroline Cattaneo, entre outros funcionários do governo e da OAC/RR.
A fala dos fornecedores destacou a aliança entre os poderes para o controle correto dos recursos públicos e o controle externo, em favor dos demais roraimaños. O governador Antonio Denarium listou a importância da autonomia e do equilíbrio entre as instituições. A concórdia e a independência entre os poderes são de fundamental importância para que o Estado continue a crescer e a desenvolver-se. A Procuradoria-Geral da República terá que garantir o bom uso do orçamento público e o que for imaginável que o governo do Estado contribua, seremos parceiros em todos os momentos”, disse.
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, destacou a importância das pinturas do MPC Roraima para a capital. “Se hoje o povo da Boa Vista tem uma educação inteligente, maior aptidão do que há anos e é uma cidade que impressiona a todos, por isso existe essa parceria entre o Ministério Público de Contas e a Prefeitura da Boa Vista. A direção que recebemos da agência, que está nos ajudando a aplicar bem o dinheiro, está ajudando na vida de cada usuário que vive na capital”, acrescentou o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.
O auditor, Dr. Diogo Novaes, acrescentou a importância da unidade também dentro do Ministério Público de Contas de Roraima. Estamos correndo para garantir que a operação do MPC de Roraima seja atendida com excelência, para que possamos trabalhar em parceria com o TCE Roraima e os demais poderes. E que possamos entregar uma operação eficaz a Roraima de forma justa e correta”, completou.
O Dr. Paulo Sérgio destacou as pinturas do MPC Roraima para a população do estado e seu papel democrático. “Acho que teremos que pensar no Estado de Direito democrático, na harmonia e no respeito entre os estabelecimentos e no respeito ao que é mais valioso. “, que é a democracia. É vital que vivamos em harmonia de poder, respeitando barreiras e que possamos conviver com aqueles que são diferentes”, disse.
Laboratórios de saúde e engenharia estarão operacionais em 2023
Como componente do planejamento do biênio 2023/2024, está prevista a 2ª edição do Congresso MPC/RR – Povos Tradicionais e Direitos Humanos, a continuidade do programa de rádio “Fiscaliza e Conta” e o funcionamento do ginásio e laboratórios de engenharia do MPC/RR já até 2023, com testes de qualidade de medicamentos adquiridos por meio de órgãos de ginástica e habitação de solo e asfalto em obras públicas de pavimentação do Estado. A hora de comprar o equipamento.
“Estamos executando alguns projetos há dois anos, agregando o programa MPC na rádio MPC Roraima e o dos dois Laboratórios, Engenharia e Saúde. Já temos sede, já licitamos a aquisição de dispositivos e acho que em 2023 vamos começar a colocá-lo em operação, começar a testar solo e asfalto, que é uma ordem que o estado de Roraima precisa. Também buscaremos ajudar os prefeitos e câmaras municipais, a fim de estruturar e atender a população da capital e do interior do Estado, além de nossas ações sociais e educativas”, completou.
renovação
O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Roraima, Paulo Sérgio de Oliveira Sousa, foi reeleito por meio do governador Antonio Denarium à frente do quadro do biênio 2023-2024. O Auditor, Dr. Diogo Novaes Fortes, foi reeleito para o cargo de Corregedor e Mediador da OAG/RR. A sua designação foi feita por decreto, assinado e publicado no Jornal Oficial.
O momento solene também foi marcado pela assinatura da escritura pública de aquisição e venda das casas para o Laboratório de Saúde e o Laboratório de Engenharia do MPC/RR, junto ao Governo do Estado.