Tocantins tem local de trabalho para combater fake news

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), enviou um pedido à Presidência da República para a criação do Gabinete de Combate às fake news. O documento passou pelo secretário de Estado da Comunicação. , Márcio Rocha, ao ministro-chefe de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, nesta sexta-feira, 27, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A iniciativa é uma resolução do governador Wanderlei Barbosa e tem como objetivo solicitar a ajuda e auxílio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República para articular a instalação do Gabinete de Combate às Fake News em nível estadual.

“O objetivo dessa ação, orientada pelo Governador, é que o Estado do Tocantins cumpra as diretrizes do Governo Federal para ampliar a rede de combate às fake news. A iniciativa visa atuar de forma dinâmica e eficaz para deter, identificar, denunciar e punir fitoterápicos e pessoas jurídicas culpadas de desenvolver, divulgar ou disseminar notícias falsas no território do Tocantins”, destaca Márcio Rocha.

O ministro-chefe da Comunicação Social, Paulo Pimenta, considera que a iniciativa do governo do Tocantins é aplicável ao estado e ao país. “Queremos construir uma rede, uma rede de fatos e combater as fake news. Queremos formar alianças como essa, com governos estaduais, conselhos, fóruns e prefeitos. Gostaria de parabenizar o Governo do Estado do Tocantins pela iniciativa”, disse.

Democracia e informação

O secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, também pressionou que a iniciativa do governador é combater o fluxo de notícias falsas e evitar que ataques à ciência, à democracia e a tantos outros setores caros para a sociedade, continuem a ter repercussões livres e criminosas. .

No documento apresentado ao primeiro-ministro de Comunicação Social da Presidência da República, o Governo do Tocantins ressalta que a proposta de criação desse formato no Estado visa garantir e inspirar a produção profissional e jornalística, fundamental para o desenho de uma sociedade justa e do Estado democrático. (Cláudia Peixoto)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *