Acre coordenará Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal

O Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas (Semapi), eleito presidente do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal.

A resolução foi tomada em assembleia do Fórum com o Comitê Gestor do Grupo de Trabalho de Governadores sobre Clima e Florestas (Grupo de Trabalho do GCF), em Brasília, nesta quinta-feira, 26. Parte da Amazônia legal.

O representante do Acre eleito através dos secretários e presidirá a organização por um ano. A convocação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, foi indicada por meio dos secretários. A secretária do Maranhão, Raysa Queiroz, assumiu a vice-presidência. A eleição ocorreu no Salão dos Ministros, no Ministério do Meio Ambiente, após uma assembleia entre os Secretários de Estado e o Secretário Executivo do MMA, João Paulo Capobianco.

A seleção foi unânime, com 8 representantes além do Acre: Taísa Mendonça (Amapá), Eduardo Taveira (Amazonas), Raysa Queiroz (Maranhão), Mauren Lazzaretti (Mato Grosso), Mauro O’de Almeida (Pará), Marco Lagos (Rondônia), Glicério Pereira (Roraima) e Miyuki Hyashida (Tocantins).

A secretária Julie falou sobre o dever do Acre de estar à frente da presidência do Fórum e enfatizou que a participação conjunta é uma das principais ferramentas para trabalhar e debater agendas coletivas e localizar ferramentas diante dos desafios ambientais.

“Aceitei a indicação porque acredito que é fundamental trabalharmos juntos, principalmente diante das situações desafiadoras e nada inusitadas que enfrentamos. Juntos buscaremos mecanismos que gerem a conservação e o progresso de nossas florestas e povos. Estabelecemos uma ferramenta de aproximação, temos atuado como unidade, embora tenhamos outras peculiaridades e críticas políticas em outros contextos”.

Em seus discursos, os Secretários parabenizaram a Secretária por sua liderança e discutiram a importância de seus quadros com eles nas várias cadeiras que ela já ocupou. A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Maureen Lazaretti, agradeceu a Julie por suas pinturas em nome da Amazônia. “Vocês mantiveram a discussão e nos permitiram ocupar espaços como a COP Clima 26 e 27, com uma posição coerente e à procura da Amazônia. “

© 2022 – Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *