Com o objetivo de comercializar a modalidade de associativismo dentro das comunidades rurais, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrícola e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou nos dias 25 e 26 de janeiro, no município de Boca do Acre (1. 028 quilômetros de Manaus), atividades educativas e educativas em Associativismo, para os agricultores da região.
Dezoito representantes de outras comunidades participaram das atividades que, além da parte documental, incluíram manifestações rindo da rentabilidade das associações de industriais da região. A montagem posicionou a rede Maracaju 2, dentro da reserva extrativista Arapixi (Resex). Atividade coordenada pela ecologista e especialista em agroecologia, Isabelle Sucena Santos.
“A importância da educação é que os membros da rede encontrem respostas para as dificuldades monetárias. Com as associações, eles terão mais fonte de renda e qualidade de vida onde vivem”, diz Isabelle.
Um dos equipamentos utilizados pela equipe técnica é a análise SWOT, que é traduzida do inglês Cute (Strengths, Opportunities, Weaknesses and Threats). Os próprios participantes, orientados, apontam os aspectos a serem reforçados ou corrigidos, realizando um diagnóstico participativo. de coletivo.
“Quem pinta na capital tem um conceito do que fazer. Mas com a pesquisa que é feita através deles, percebemos que cada região, cada município, cada netpainting tem suas particularidades. Esse grupo é, portanto, essencial”, diz Joyce Magalhães, coordenadora de controle de organizações de fabricantes do Idam.
“Ninguém a sua verdade é maior do que eles. Então, o nosso papel é ampliar essas capacidades para que elas façam de acordo com a vida que levam”, acrescenta Magalhães.
Reproduzir o conhecimento
A usuária do encontro, Isabelle Santos, participou pela primeira vez há um ano, por meio do programa Oficial de Desenvolvimento Organizacional.
“Estamos muito com essas pinturas em Boca do Acre. Nosso colega veio aqui para Manaus, aprendeu o conteúdo e agora repassa para os produtores assistidos. O compartilhamento de conhecimento é o caminho certo a seguir”, conclui Joyce.
Sobre o Idam
O Idam é uma autarquia estadual, do Sistema Estadual de Produção Rural (SEPR), e seu objetivo é a progressão do Setor Primário, voltado para a pequena propriedade, conhecida como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos. Em Amazonía. Se presta em todos os municípios do estado.
O principal local de trabalho do Idam está localizado na comunidade de Japiim, ao sul de Manaus, ao lado do acampamento de Ulbra. O atendimento ao cliente encontra-se em todas as Unidades Locais dos 62 municípios. Em Manaus, a unidade local está localizada na Avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina, próximo à barreira da vila.