A demanda pela produção de celulose está em alta em Mato Grosso do Sul e tem motivado as empresas a aumentarem o número de trabalhadores na pedreira florestal do estado.
A Eldorado Brasil, que tem uma filial em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, tem mais de 5. 300 em outros setores. São mais de 260 mil hectares de florestas plantadas e 2,9 mil funcionários no setor florestal.
Em 2022, foram 688 contratações diretas para esse setor e a empresa opera com 160 cargos vagos tanto para o setor florestal quanto para o setor. Em suma, são oportunidades de contratação rápida.
A fábrica de celulose Suzano, em Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros da capital, também contou com pinturas e fez parceria com o Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial) para garantir a capacitação. A estimativa é empregar cerca de 2. 000 pessoas a mais até 2024 para quadros em operações semelhantes ao cultivo, colheita e logística do eucalipto.
O gerente florestal Valdinei Jose Ariboski, de 37 anos, disse que era assistente de operações florestais e, depois de frequentar as aulas, chegou ao seu emprego atual. “Vejo a carreira florestal como promissora porque tem muito espaço para entrar e crescer. “
Na empresa, os pontos de partida podem ser preenchidos nos módulos florestal (semeadura), colheita e logística para outras pessoas com mais de 18 anos que saibam ler e escrever, como assistentes gerais e motoristas, se tiverem CNH (Carteira Nacional de Habilitação). ) na categoria solicitada.
Portanto, as oportunidades para candidatos qualificados incluem, por exemplo, os propósitos de operador e mecânico de máquinas florestais.
Capacitação – A convocação de profissionais com formação técnica é uma realidade do setor como um todo, em Mato Grosso do Sul. Uma estimativa do Observatório Nacional da Indústria, com base no conhecimento do Sistema da Indústria, prevê atingir 23. 521 vagas em 2023.
Em publicação no site oficial de notícias do Senai, o diretor regional, Rodolfo César Mangialardo, esclarece que existem grupos em 11 municípios de Mato Grosso do Sul e até educação a distância. trabalhando na indústria.
Os cursos técnicos têm duração média de um ano e meio, podendo ter sucesso em dois anos. Em 2023, são 2. 145 vagas, presenciais e remotas, nos municípios de Aparecida do Taboado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora, Sidrolândia e Três Lagoas.
São 1. 565 vagas presenciais para os seguintes cursos: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Mecânica, Técnico em Modelagem, Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, Técnico em Administrativo, Técnico em Mineração, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Sistemas de Energias Renováveis, Técnico, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Papel e Celulose, Técnico Florestal, Técnico em Logística, Técnico em Mecânica e Técnico em Química.
Com relação à modalidade distância, são propostos 580 postos. Os cursos são: técnico em engenharia elétrica, técnico automotivo, técnico em automação comercial, técnico mecânico, técnico em modelagem, técnico em refrigeração e ar condicionado, técnico em eletromecânica, técnico em proteção ocupacional, técnico em logística, automação comercial, técnico em construção, técnico em eletromecânica, técnico em automação, técnico em eletrotécnica e técnico em papel e celulose.