O jovem Mapu Huni Kuin, líder indígena do Acre, fará parte do elenco de uma telenovela da Globo. De acordo com o UOL, a ligação do local foi mostrada para a próxima parcela às nove horas da noite.
Na busca por maior representatividade no casting de suas produções, a Globo contratou o cantor e líder indígena Mapu Huni Kui para estrear como ator em Terra Vermelha (nome provisório), trama escrita por Walcyr Carrasco que atualizará Travessia, em maio. .
De acordo com o Notícias da TV, Mapu fará parte do núcleo de um círculo de parentes que lutará vigorosamente contra a agricultura predatória na região de Mato Grosso do Sul, onde ocorrerá a produção. Ela vai estrelar ao lado de Suyane Moreira, vencedora de The Truth Shows, da HBO, Max A Ponte, que também assinou contrato para a produção.
Mas agora que Mapu ganhou destaque na mídia nacional. Em 2022, a convite da ONU (Organização das Nações Unidas), liderou na Assembleia Geral, juntamente com DJ Alok, o alerta ao mundo sobre as mudanças climáticas no Brasil.
Em Rio Branco, capital do Acre, Mapu está desenvolvendo uma tarefa social que trabalha pela identidade cultural do povo Huni Kui.
A inclusão de um círculo de parentes indígenas faz parte da preferência de Walcyr Carrasco pela constituição de povos indígenas em seus romances. Na sinopse de sua produção, recebida através do Notícias da TV, ele explica sua intenção. “Todos esses espaços sofreram (e ainda sofrem) com conflitos com terras indígenas. Mas os povos originários ainda estão lá. Nesse caso, para constituí-los e contar sua trajetória, teremos 4 personagens”, diz o autor.
Em contacto com o conselho de comunicação da gestão, por razões contratuais, Mapu ainda pode dar entrevistas sobre a telenovela.
Com do UOL
© 2022 – Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre