Reeleito na primeira circular das eleições com nada menos que 1. 114. 549 votos (68,45% do total), o governador Mauro Mendes (UB) assumiu seu mandato por enquanto em um cenário privilegiado para os demais estados do país: Mato Grosso tem, atualmente, com todas as situações fundamentais em nível ideal para se tornar, nos próximos 4 anos, no maior polo de progresso econômico e social do Brasil.
O próprio governador afirmou no dia de sua posse como líder executivo do estado que “hoje temos o estado entre os mais produtivos do Brasil” e que, para promover o salto definitivo rumo à liderança da expansão, basta garantir que o controle avance ainda mais em sua eficácia. “Nosso grande desafio agora será o poder. A questão do poder será muito útil nos próximos 4 anos, para entregar maiores políticas públicas e aos nossos cidadãos”, disse Mendes.
Quer ser informado em tempo real? Junte-se à nossa organização e descubra todas as novidades (ACESSE AQUI).
Para os objetivos, Mauro Mendes optou por ficar ao seu lado no primeiro passo máximo dos secretários de Estado que o ajudaram a colocar ordem no espaço da primeira legislatura. Das 17 secretarias, treze titulares permaneceram e já têm amplo prazer em seus campos.
O governador explicou que não pretende fazê-lo com a sorte do mandato além e que pedirá ainda mais funcionalidade a todos. “Queremos entregar muito mais resultados, porque todos estão recebendo um status muito maior do que foi dado em 2019. Isso aumenta a responsabilidade, tenho certeza que posso contar com a competência, o comprometimento, a lealdade, a determinação e a coragem que marcaram nosso primeiro mandato, para que toda a população de Mato Grosso tenha ainda mais orgulho de viver neste estado”, disse o governador.
O primeiro passo de Mendes neste momento é composto por um quadro muito forjado de secretários com tráfego justo e popularidade nos círculos políticos. Nomes como os dos secretários Rogério Gallo, da Fazenda, Mauro Carvalho, da Casa Civil, Alan Porto, da Educação, Laice de Souza, da Secom-MT, Marcelo Oliveira, da Infraestrutura e Logística, Gilberto Figueiredo, da SES-MT, apontam figuras públicas já aprovadas nas urnas, como o professor e ex-deputado federal Alan Kardec, na Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação, e a ex-deputada Teté Bezerra na Secretaria de Agricultura Familiar, por exemplo.
Essa equipe, que tem sido o “Dream Team de Paiaguás”, ainda conta com representantes em suas áreas, como o coronel Cesar Augusto Roveri no âmbito do Ministério da Segurança Pública (SESP); o economista Paulo Farias, da Controladoria-Geral da União (CGE), o advogado Francisco Lopes, da Procuradoria-Geral da República (PGE); Mauren Lazzaretti, advogada especializada em direito tributário e auditoria ambiental, pelo Ministério do Meio Ambiente (Sema); o empresário César Alberto Miranda Lima dos Santos Costa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec); o contador Basílio Bezerra, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), e o instrutor de educação física Jefferson Neves, do Ministério da Cultura, Esportes e Lazer (Secel); O Primeiro Tenente-Coronel, Bacharel e Mestre em Direito Jordán Espíndola, no Gabinete do Governo.
O vice-governador, Otaviano Pivetta, que ocupou uma área estratégica à frente do controle na gestão passada, continuará atuando como locomotiva de ação neste momento no mandato de Mauro Mendes à frente do governo de Mato Grosso.
Com uma capacidade inata de articular movimentos na linha de frente e mobilizar grupos para executar projetos complexos, Pivetta é parte fundamental do ciclo que faz fortuna da gestão estatal em tudo o que se refere à ação política coordenada entre o estado e os municípios.
O vice-governador acredita que os próximos 4 anos trarão avanços para o Estado em todas as áreas.
“Temos uma equipa competente, com muita experiência no nosso primeiro mandato. A tarefa agora é maior, mas estamos junto com o Mauro Mendes para fazer o melhor pelo nosso estado”, disse.
AVISO LEGAL: Os comentários são de dever de seus autores e não constituem a opinião de A Notícia MT (anoticiamt. com. br). É proibido inserir comentários que violem a lei, a moralidade e os bons costumes ou violem os direitos de terceiros. A página online A Notícia MT (anoticiamt. com. br) possivelmente removerá, sem aviso prévio, comentários publicados que não atendam aos critérios impostos neste edital ou que estejam fora do tema do tópico comentado.