Condutores e motociclistas mato-grossenses com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com vencimento em dezembro de 2022 têm até terça-feira (31) para atualizar o documento junto à Secretaria de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Detran-MT). Veja como renovar o NHC expirado.
A partir deste ano, os condutores cuja CNH expire a partir de 1 de janeiro de 2023 terão de cumprir o mesmo calendário anterior, conforme definido em cada documento. Ou seja, quem tiver licença válida até janeiro deverá renová-la no prazo máximo de 30 dias após o seu vencimento. O mesmo pode ser feito no prazo de 30 dias antes da data de validade publicada no cartão.
A reforma pode ser feita por meio do aplicativo MT Cidadão ou pelo site oficial online do Detran-MT, sem precisar parar nos conjuntos do município. O único passo necessário é continuar com o exame médico.
Graças ao aplicativo MT Cidadão, também é possível renovar a CNH de motoristas profissionais e daqueles que querem um atestado médico, como motoristas PCD.
Há casos em que o motorista deve renovar a CNH apenas presencialmente, após elaborar os planos de atendimento por meio do site do Detran.
Qualquer pessoa que exerça uma atividade remunerada (EAR) ou que opte por vir com a AEOI na CNH também deve passar por uma avaliação mental e será encaminhada a um profissional credenciado.
Caso seja aprovado para os exames, deverá pagar o pagamento da emissão e aguardar os comandos que serão enviados por e-mail através da Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, para ter no Cartão de Trânsito Digital (CDT).
Refira-se que um condutor preso numa barreira de trânsito enquanto conduzia um veículo com a carta de condução caducada há mais de 30 dias pode ser sancionado por falta gravíssima, com multa, medida administrativa de retirada da carta de força motriz e retenção do veículo até à apresentação de força motriz qualificada.
O que achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixe seu comentário clicando aqui