Operación Portal do Sertão trabalha com 20 estagiários e Maria Quitéria

Uma equipe de 16 estudantes universitários e quatro professores está atuando na comunidade de Maria Quitéria como parte da Operação Portal do Sertão, que faz parte do projeto Rondón. As atividades começaram no último sábado (28) e seguem até o dia nove de fevereiro na comunidade. Os professores e acadêmicos que se candidatam ao domínio são oriundos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Uma assembleia realizada no sábado na Escola Francisco Martins da Silva, entre a equipe de designação de Rondom e representantes do governo municipal e líderes da rede, foi o ponto de partida dos trabalhos. Oficinas e atividades clínicas, jogos de riso, contação de histórias, artes e shows de habilidades.

O secretário municipal de Agricultura, Pedro Américo, observa que o conselho apoia integralmente a iniciativa. “Um trabalho muito, social, atendimento e troca de relatórios entre a rede e os alunos, que coloca em prática o que lhes é relatado. em sala de aula. Nosso outro povo se beneficia”, disse.

O vice-coordenador da UFRS, André Carissimo, observa que “o maior produto é o impacto nas comunidades atendidas”. Destaca a importância da experiência prática adquirida pelos estudiosos através da iniciativa.

A estudante Greice Shneider afirma que a maior expectativa para o trabalho de campo é a troca de experiências. “Temos uma oficina de instrutores que faremos com o curso popular aqui de Maria Quiteria, vamos dialogar com a comunidade quilombola, vamos fazer uma oficina de jardinagem, convivência farmácia, construir conhecimento popular, deixar uma pista do que vamos trocar com a comunidade”, disse.

Sheila Varela, professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, lembra que a experiência prática é uma oportunidade inédita para a grande maioria dos estudantes.

“Graças ao projeto Rondón, os acadêmicos materializarão toda a sabedoria que é vista na sala de aula e a oportunidade de colocar essa experiência em prática nas comunidades. É por isso que vamos misturar a teoria da sala de aula com a prática”, conclui.

A assembleia também contou com a presença do chefe da Casa Civil do Prefeito, Fanael Ribeiro, e do secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, além do vereador Petrônio Lima.

Min. °Max. °

Min. °Max. °

Min. °Max. °

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *