As especulações sobre cargos ocupados pela autarquia nos estados começaram logo após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas. As discussões sobre a distribuição dos órgãos federais ainda não começaram, segundo o presidente da Câmara dos Deputados do estado. Partido dos Trabalhadores (PT), Cesário Braga.
“Vamos começar a conversar sobre isso com a direção nacional do PT e com o governo. Agora que ele sai da discussão do primeiro passo, que terminou ontem. Essa discussão será aberta a partir da próxima semana”, disse Cesário à ContilNet. .
São cargos encarregados do Alto Conselho Consultivo (DAS) e livremente nomeados através dos ministros de campo, com base na indicação de seus aliados nos estados.
Os cargos vêm com Superintendências do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Departamento Nacional de Infraestrutura Territorial (Dnit), Controladoria da União (CGU), Escritório Regional do Trabalho, Secretaria Federal do Ministério da Agricultura, Superintendência Regional do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) e outros.