O Observatório Socioambiental do Acre lança nesta sexta-feira 3, às nove da manhã (11h, horário de Brasília), ao vivo no Instagram, para divulgar materiais de estudo, relatórios, monitoramento de eventos públicos, reportagens e muito mais.
A coordenadora do Observatório Observatório Daniela Dias, Maira Borges, coordenadora da iniciativa Amazônia Legal, representando o Instituto Clima e Sociedade (iCs) e Taciana Stec, analista de políticas públicas e coordenadora do Focus Amazônia no projeto político total, participam da residência.
O Observatório é uma iniciativa da SOS Amazônia, tendo o Instituto Clima e Sociedade (iCS) como parceiro direto, com o objetivo de participar do papel político e enfrentar o estilo de ruptura e enfraquecimento das políticas públicas socioambientais.
O trabalho tem como objetivo monitorar os eventos públicos como ferramenta de influência em políticas públicas socioambientais para subsidiar o fortalecimento da participação social nos espaços de governança, especialmente em nível estadual, com vistas à progressão sustentável e equitativa no Acre Amazônia. baseia-se na produção de suportes técnicos e informativos, além da construção de posições sobre o máximo de políticas públicas existentes do Estado, informando o público em geral dos efeitos das decisões dos gestores públicos.
O efeito proposto da iniciativa é participar, divulgar e mobilizar sujeitos políticos com estabelecimentos cônjuges para enfrentar as ameaças à conservação da floresta amazônica, com o objetivo de atuar nos seguintes eixos: unidades de conservação, desmatamento e incêndios, substituição climática e governança.
Ao assumir esse desafio, o Observatório conta com uma ferramenta capaz de avaliar a ação política do Estado, influenciando os espaços decisórios que afetam diretamente a gestão ambiental, bem como fortalecendo a intervenção dos diversos atores dos movimentos sociais e da sociedade civil, para a defesa, manutenção e melhoria da política ambiental no Acre.
© 2022 – Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre