O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou 350 atendimentos em operações realizadas por meio da Transport Aéromedical, em 2022. Essa taxa já é a maior desde que o helicóptero Samu entrou em operação no estado, em 2010, representando um aumento de 26% em relação a 2021, quando teve 278 casos atendidos.
O Serviço Aeromédico, que é a Unidade de Operações Aéreas do Estado, é responsável por encurtar o tempo dos pacientes e conta com uma equipe médica apta a realizar procedimentos complexos a bordo do helicóptero exclusivamente para atendimento de longa distância, socorro e transferências hospitalares.
Grupos de reação a incidentes em todo o estado vêm com médicos, enfermeiros de Samu Alagoas, pilotos da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) e um membro da equipe do Corpo de Bombeiros do Exército. atendimento, resgates e patrulhamento preventivo contra o afogamento do litoral alagoano.
De acordo com o gerente do Samu Alagoas, Dr. Jhonat Silva, a aeronave é uma ferramenta básica para agilizar o atendimento. “Com o helicóptero que controlamos para levar nosso serviço às distâncias máximas do estado, em intervalos muito curtos. . Isso faz uma grande diferença na hora de salvar vidas”, disse Jhonat Silva.
Para o secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, o pioneirismo do serviço aeromédico é um passo vital na aptidão física em Alagoas. “Nosso estado é o primeiro do Nordeste a ter uma aeronave de resgate exclusiva e é um dos primeiros do Brasil. Saber que o fitness é uma precedência nos avanços e invenções nos deixa muito orgulhosos”, disse Gustavo Pontes, que iniciou sua carreira como funcionário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Samu Alagoas.
Unidade de Terapia Intensiva Aérea
O helicóptero Samu Alagoas é uma aeronave estilo AS350 B3 da Airbus Helicopters, projetada para ser eficaz e com velocidade máxima de 280 km/h. Com o avião é imaginável percorrer mais de 660 km sem reabastecimento. A aventura de Maceió a Recife, por exemplo, leva regularmente mais de 3 horas de carro, mas a bordo do helicóptero Samu Alagoas, a aventura leva apenas 50 minutos.
Além de ter espaço para um paciente em uma maca, um piloto e 3 socorristas, o helicóptero é equipado com os mesmos dispositivos e materiais de uma ambulância complexa, atuando como uma unidade de terapia intensiva aérea. O porta-malas da aeronave conta com um extrator e equipamentos de resgate aquático, para uso dos equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que também são fornecidos em todas as operações.
Publicação
Agricultura Alagoas Sem Falsa Assistência Social Concursos e doações Covid-19 Cultura Progressão econômica Progresso humano Direitos humanos Educação Emprego e inclusão social Gestão e finanças do esporte Infraestrutura institucional Justiça e ambiente interno Segurança da Saúde Serviços Tecnologia e inovação Transporte Turismo Serviço público
Um dos trabalhadores do Bar do Joel, José Cícero dos Santos, de 47 anos, internado no Hospital Geral. . .
Um homem de 59 anos ficou ferido na tarde deste sábado, 25, após ser atacado por um cachorro de rua. . .
Os 3 feridos na colisão entre um barco e um jet ski no período da tarde (24) ainda estão internados em. . .
Um símbolo de Nossa Senhora de Fátima, que no local da estrutura central da Avenida Ministro Humberto Gomes em Berros, em. . .