Bombeiros se mobilizam para abrigar outros indígenas em áreas alagadas

A Defesa Civil do Estado legalizou, nesta sexta-feira, 24, o envio de cinco tendas para abastecer as famílias da rede indígena Catàmjê, que sofrem as consequências das fortes chuvas na Lagoa da Confusão, sudoeste do Tocantins. O pedido foi judicial por meio do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Eduardo de Souza Farias, buscando minimizar os danos causados àquelas famílias.

 

Representantes da Secretaria Municipal de Governo e Assuntos Indígenas de Lagoa da Conquista chegaram a Palmas para entregar o palco ao subcoordenador da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Erisvaldo Alves. “Cerca de 40 famílias estão em estado de afetação” devido às chuvas. O objetivo é que estes sejam transferidos para locais mais seguros, para manter sua proteção até que as chuvas se estabilizem”, explicou o tenente-coronel. A Proteção Civil do Estado manter-se-á atenta às zonas alagadas, em colaboração com a Câmara Municipal.

Recentemente, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Estado realizaram operações na Lagoa da Conquista para que o governo local evacuasse as famílias Krahô que viviam nas áreas alagadas. A ação resultou na doação de 30 colchões para moradores de rua. Atualmente, 10 das famílias envolvidas continuam recebendo renda social, financiada por meio da prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *