Chuvas em SP: Estado contabiliza 57 mortos por semana após tragédia

Cerca de 57 pessoas morreram em decorrência das chuvas no litoral norte de São Paulo no último fim de semana. O número foi atualizado pelo governo do estado de São Paulo nesta sexta-feira (24).

Um total de corpos foram conhecidos e entregues para o enterro: 16 homens adultos, 16 mulheres adultas e 15 crianças.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que outras 15 pessoas internadas no Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, em São Paulo, estão em boas condições. Um total de 21 adultos e seis crianças foram atendidos no local, 8 dos quais receberam alta hospitalar.

O governo tem 2. 251 pessoas deslocadas e 1. 815 pessoas desabrigadas na região afetada. Na sexta-feira (24), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou a Reserva Indígena Rio Silveira, em São Sebastião, na praia de Boraceia, domínio também afetado por tempestades.

“Visitamos essa reserva indígena para mostrar nossa solidariedade e se os materiais estão chegando”, disse Tarcísio de Freitas.

De acordo com o governador de São Paulo, o estado vai pintar a estrutura de uma nova ponte de concreto, reformar prédios e trazer dispositivos para as pinturas da comunidade.

“Continuaremos prestando toda a assistência aos povos indígenas de Boraceia e do Estado”, concluiu o governador.

O Ministério Público Federal (MPF) informou hoje que instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar as medidas tomadas por meio da União e do Município de São Sebastião para garantir o direito à moradia dos doentes e famílias que ainda se encontram em domínio de risco.

“Há um número gigantesco de moradores de rua, outras pessoas e outras que ainda vivem em áreas de risco, cujo direito à moradia digna terá que ser garantido”, disse a procuradora federal de Caraguatatuba, Maria Rezende Capucci.

O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta sexta-feira um decreto designando um terreno pessoal de 10 mil metros em Barra do Sahy, em São Sebastião, para ser de utilidade pública.

O local foi um dos mais danificados pelas fortes chuvas do último domingo. O decreto será publicado na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado.

A medida também autoriza a CDHU (Société d’Habitat et d’Aménagement Urbain) a desapropriar terrenos para a estruturação de habitações para a população dos espaços em questão.

*Com a Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *