A operação foi dividida entre policiais conspícuos e policiais carnavalescos de todo o estado.
A Polícia Militar do Tocantins publicou nesta quarta-feira (22) o balanço geral da “Operação Carnaval Mais Seguro 2023”, realizada durante os feriados prolongados de Carnaval, entre os dias 17 e 21 de fevereiro. A operação contou com reforços policiais comprometidos com a segurança das festividades carnavalescas do estado.
De norte a sul do Tocantins, a Gendarmaria tem feito um esforço para reforçar os movimentos policiais conspícuos do grande partido, com a máxima convocação de partidos em todos os municípios, a fiscalização nas estradas e na região de fronteira também foi reforçada.
Estatísticas da “Operação Carnaval Mais Seguro 2023”
Cerca de dois mil policiais do Exército e apenas cerca de 250 carros foram alugados durante os cinco dias de operação; Foram abordadas 4. 620 viaturas e mais 7. 023 pessoas, resultando num total de 481 ocorrências registadas em todo o estado, resultando em 116 detenções e sete menores detidos e na execução de 18 mandados de detenção em aberto.
De acordo com o relatório, houve cerca de 31 feridos no trânsito sem vítimas, 25 com ferimentos e dois com mortes. Um total de 14 armas de fogo e treze facas foram retiradas de circulação, além da apreensão de 2. 451 kg de entorpecentes. Foram recuperados 27 carros com restrições de roubo/furto nos dias da operação, realizados 234 bloqueios (blitzes), registrando 44 crimes, 555 infrações de trânsito e 125 carros roubados e cerca de 356 ocasiões foram monitoradas.
O Comandante Geral da PMTO, Coronel Marcio Antônio Barbosa de Mendonça, agradeceu a todos os militares pelo empenho na operação. “O resultado positivo final dessa operação só foi imaginável graças ao glorioso serviço de nossa Polícia Militar, que se comprometeu dia e noite com a justa condução dessa operação. Somos gratos pelo compromisso de servir bem os nossos cidadãos da Tocantina. “Finito.
Operação conjunta
Na noite deste sábado, 18, um suspeito com entorpecentes semelhantes à maconha foi preso em Águas Lindas de Goiás por meio da PMTO em colaboração com a PMGO, em posse de aproximadamente 37 quilos de drogas. Ele informou que a droga seria distribuída na capital Tocantins.