De acordo com a Câmara Municipal do Porto Nasional, uma pesquisa realizada por meio do Sebrae local revelou que 60% da rede hoteleira da cidade estava ocupada durante o período de carnaval. período.
O objetivo dos estudos foi quantificar o efeito das férias de carnaval no município e comparar o resultado dos negócios turísticos no Porto Nacional. 30 empresas do setor alimentar e 11 do setor do alojamento.
Desde 2021, o Sebrae Tocantins e a Prefeitura do Porto Nacional trabalham com pequenos comerciantes para criar um ambiente propício ao desenvolvimento, estimulando a inovação, a criatividade e a competitividade de produtos e serviços, especialmente no âmbito do turismo sustentável, entre outros setores privado e jurídico. entidades que operam no setor do turismo, bem como sociedades anónimas relacionadas com a economia artística, artesanato, meios de restauro, alojamento, agências, atrações turísticas, entre outros.
Porto Folia em números
O Porto Nacional conta ultimamente com 11 hotéis e hostels, com um total de 305 quartos, 488 camas. Durante o Porto Folia 2023, o segmento representou 48 empregos permanentes e 30 empregos transitórios, além de ampliar o faturamento por meio de R$ 75 mil no período do Carnaval, com ocupação média de 60% da oferta total do segmento.
Quanto às empresas individuais, no setor de alimentos (bares, restaurantes, lanches), 30 profissionais de marketing tiveram a oportunidade de expandir seus pequenos negócios, oferecendo 755 mesas e 2. 100 cadeiras para animais de festa. O segmento gerou 150 empregos permanentes e outros 55 empregos transitórios e R$ 280 mil em expansão de lucro durante os cinco dias do festival.