De acordo com a classificação do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasileiras, o Porto Nacional ocupa a 2ª posição no Tocantins, apenas a capital Palmas e a 1ª entre os municípios do estado com até 100 mil habitantes.
A classificação é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), focados em resolver as principais situações exigentes de progresso enfrentadas por outras pessoas no Brasil e no mundo. Os ODS são um pacto global assinado na Cúpula da ONU de 2015 através de 193 países membros, acrescentando o Brasil.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abrangem outras questões ambientais e sociais. O propósito de todos é eliminar a pobreza, o meio ambiente e o clima, e garantir que outras pessoas possam viver em harmonia com uma qualidade de vida combinada com a sustentabilidade.
O prefeito Ronivon Maciel reforça o compromisso com a sustentabilidade. ” Estamos muito satisfeitos por estarmos entre os mais sensíveis neste ranking, pois mostra o progresso que o nosso povo está a ter. Nosso compromisso é melhorar e estamos vendo efeitos inteligentes desse esforço global”. Adicionado.
IDSC – BRASIL
O IDSC é uma ferramenta que visa inspirar a evolução dos municípios brasileiros nos objetivos e metas da Agenda 2030. É composto por cem cartazes temáticos que permitem rever e incorporar os municípios nos 17 ODS.
O conhecimento está disponível na plataforma online, o que torna imaginável avaliar a evolução da Agenda 2030 das Nações Unidas nos municípios brasileiros. os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acesso através do endereço: https://idsc. cidadessustentaveis. org. br/rankings.