A cruzada nacional pela vacinação contra a Covid-19 na segunda-feira, 27.
Nesta segunda-feira, 27, começa no Tocantins a cruzada nacional pela vacinação contra a Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ganhou 120 mil doses da vacina bivalente Pfizer/Comirnaty do Ministério da Saúde (MS) para vacinação e distribuição aos 139 municípios que devem iniciar ações, na data por meio do órgão do governo federal.
Para a campanha, a Equipe Estadual de Gestão de Imunizações (GEI/SES-TO) realizou no dia 16 de fevereiro um curso de educação online para profissionais de fitness em mais de trezentas salas de vacinação no Tocantins para orientá-los sobre o uso da nova vacina.
A chefe de vacinação da SES-TO, Diandra Sena, disse: “A vacina bivalente contra a Covid-19 da Pfizer é um reforço para a população que está indexada em públicos-alvo por meio do Ministério da Saúde. É um lembrete (reforço) que será aplicado em 2023, para garantir maior cobertura de acumulação contra a Covid-19”.
Para o responsável da SES-TO, Afonso Piva de Santana, “a cruzada é ainda uma forma de chamar a população sobre a importância de completar o ciclo de vacinação. Todo o trabalho que será realizado no Tocantins foi planejado conscientemente através da Equipe de Secretariado, para que todas as comunas e suas populações sejam cobertas. Por isso, pedimos à população que se desloque para uma unidade de ginástica e atualize a carteira de vacinação, pois esse ato faz a diferença para o condicionamento físico inteligente da população”.
Para o secretário do Paraíso do Tocantins, Arllérico André Silva, “a cruzada é um combate à Covid, pois sabemos que no ano passado vacinaram outras pessoas que contraíram a doença ou que tiveram reinfecção, apresentaram sintomas leves. Nossa expectativa é vacinar mais 9. 313 pessoas, e aproveitamos para convidar outras pessoas que ainda não terminaram o calendário de vacinação, a procurar a nossa unidade de referência”.
O vacinador
As doses bivalentes da Pfizer/Comirnaty oferecerão cobertura contrária à cepa original (Wuhan) da Covid-19 e suas variantes.
Público-alvo
A Campanha destina-se a outras pessoas com mais de 70 anos; Outras pessoas que vivam em estabelecimentos de longa duração a partir dos 12 anos de idade e os seus acompanhantes; pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos de idade; outros indígenas a partir dos 12 anos; jovens ribeirinhos a partir dos 12 anos de idade; quilombolas a partir dos 12 anos; outras pessoas com idades compreendidas entre os 60 e os 69 anos; gestantes e puérperas; profissionais de saúde; outras pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos de idade; população desfavorecida e livre a partir dos 18 anos; adolescentes em regime socioeducativo menores de 18 anos e agentes privados de liberdade.
Vacinador
Para facilitar o conhecimento da população sobre a vacinação da dose de reforço bivalente, a SES-TO publicará a partir de terça-feira, 28, no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde), um arquivo expresso com informações.
Atualmente, a Integra Saúde está ciente das doses monovalentes, o que implica que desde o início da vacinação contra a Covid-19, em janeiro de 2021, o Tocantins já conquistou 3. 604. 045 doses. Destes, 2. 808. 272 foram aplicados, correspondendo a 65,73% da população. vacinados com as doses 2D e única, e 476. 425 doses de reforço foram aplicadas.