O volume de vendas no varejo em Mato Grosso do Sul aumentou para 6,3% em 2022. O resultado é o 5º maior do país e mostra a funcionalidade inteligente do setor no estado. O resultado brasileiro mais produtivo foi alcançado na Paraíba, onde expansão foi de 22,6%
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que Mato Grosso do Sul está bem posicionado, superando a média nacional, que se manteve sólida em 0,4% em 2022. Dez estados testaram negativo no período, somando Goiás e o Distrito Federal.
Em Mato Grosso do Sul, o índice atingiu o pico em fevereiro de 2022, quando registrou variação mensal de 5,9%. Em novembro, registrou a pior funcionalidade do ano, com variação negativa de -2,6%.
Cinco das 8 atividades estudadas fecharam o ano com luz. Além de combustíveis e lubrificantes (16,6%), o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria (14,8%) também registrou expansão de dois dígitos em 2022.
O setor de hipermercados e supermercados, que tem o peso máximo na pesquisa, está na caixa negativa há dois meses, mas encerrou o ano com um ganho acumulado de 1,4%. Uma explicação para essa expansão é a queda de 2,6% no passado. ano.