O projeto Recicla Sapucaí, que promoveu o descarte correto de resíduos falsificados no carnaval deste ano no Sambódromo do Rio de Janeiro, foi identificado como a maior iniciativa de reciclagem de latas de alumínio do mundo.
Os desfiles das escolas de samba Série Dorada e Grupo Especial e a arrecadação estimada para a ocasião deste sábado (25) no total cerca de 10 toneladas de latas recolhidas. O feito entrará para o Guinness Book of Records, conhecido como o Livro dos Recordes. O anúncio oficial será feito do Desfile dos Campeões, no Marquês de Sapucaí, através da árbitra oficial do Guinness Book, Camila Borenstain. O nome será dado ao Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro (Sesc RJ), que liderou a iniciativa.
A transferência da Recicla Sapucaí é uma ação que reúne credores de materiais recicláveis, com o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio do programa estrangeiro Toda Lata Conta.
De acordo com o governo do Rio de Janeiro, cerca de 7 toneladas de latas foram recolhidas durante os 4 dias de desfiles. O nome pertencia à cidade de Praga, com cem kg de roupas coletadas em uma semana.
O Sesc RJ especifica que toda a renda da reciclagem será doada aos 108 credores contratados para a ação, com fonte média de renda de R$ 700 para cada um.
O pedido também recolheu outros itens em 15 máquinas, a Máquina de Devolução, além disso, na máquina ReVIDRO foram trituradas garrafas de vidro distribuídas pelas barras, e o óleo vegetal foi coletado nas cozinhas das áreas de alimentação.
*Da agência Brasil
Saiba Mais:
Coleta seletiva: mais de 900 toneladas de resíduos em Manaus
Vídeo: Criminosos pedem empréstimo de R$ 15 mil de empresa de reciclagem em Manaus