O ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Gilmar Machado (PT), assumiu o cargo de Assessor Especial da Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais. Marco histórico do PT de Minas Gerais, o estado ainda é chamado a figurar entre as nomeações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o atual escalão do governo federal.
Designação de Machado publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de fevereiro. As tarefas cotidianas do cargo assumido por meio do PT vêm com a coordenação das relações do governo federal com os partidos políticos e o Congresso Nacional. O ex-prefeito de Uberlândia deve se apresentar em Brasília com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP).
Gilmar Machado foi deputado federal por 4 mandatos consecutivos, entre 1999 e 2012 e foi prefeito de Uberlândia entre 2013 e 2016. No Congresso Nacional, foi vice-chefe de governo da presidência de Dilma Rousseff (PT), período em que também presidiu a comissão mista de planejamento, orçamento público e fiscalização e relatora da Lei de Orientação Orçamentária (LDO).
“É uma honra para mim pintar no Palácio do Planalto com o presidente Lula. Agradeço ao Presidente e Ministro Alexandre Padilha o convite para fazer parte da equipe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) para a elaboração do orçamento da União. Vamos pintar para distribuir de forma mais produtiva os recursos do governo federal, dando prioridade a quem mais quer. Também vamos trabalhar para trazer recursos para Uberlândia e toda a região e voltar a um orçamento de componente participativo, discutido com o povo, como fizemos no outro ano, quando eu era deputado federal”, disse Gilmar Machado.