A Anatel transmite o sinal 5G em mais de 347 municípios; nove são do Tocantins

A partir desta segunda-feira (27), outros 347 municípios do país poderão, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), iniciar a transmissão do sinal da nova rede natural 5G na faixa de 3,5 GHz. A resolução foi tomada em assembleia realizada na última quinta-feira (23) por meio do Gaispi (Grupo de Monitoramento para a Implementação de Soluções para Problemas de Interferência na Faixa 3 625 a 3 700 MHz).

Até o momento, 487 sites, 86 milhões de brasileiros (40% da população), alcançaram a liberação do 5G. Os locais que foram libertados estão espalhados por 23 estados.

Em Minas Gerais, 50 municípios foram beneficiados, somando Brumadinho, Confins, Sete Lagoas e Unaí. ÀGoiás, onde 48 municípios serão liberados para obter o 5G, destacam-se os pontos turísticos de Alto Paraíso, Cavalcante e Pirenópolis.

Continua com Rio Grande do Sul (33), Paraná (32), Santa Catarina (21), Ceará (18), Bahia (17), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Norte (14), São Paulo (13), Maranhão (13), Amazônia (12), Piauí (12), Alagoas (11), Tocantins (9), Pernambuco (9), Paraíba (6), Roraima (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Rondônia (1) e Pará (1).

por Tocantins

Os municípios do Tocantins na Anatel são: Paraíso do Tocantins, Tocantínia, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Aparecida do Rio Negro, Fátima, Pugmil, Ipueiras e Oliveira de Fátima.

Sinal de ativação

Apesar da afirmação, na prática isso não significa que os municípios já terão a assinatura. Para isso, os fornecedores que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz devem solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a licença e a ignição. em estações 5G nesses municípios. O tempo permitido às operadoras para acender o sinal aos consumidores é longo e segue um cronograma definido pela Anatel, levando em consideração o número populacional das cidades.

Para os municípios com 30 mil habitantes ou mais (1. 174 municípios), a rede de serviços estabelece, por exemplo, metas anuais até 2029. Até 2023, até 31 de julho, as empresas terão que aumentar o número de agências nas capitais e no Distrito Federal. De acordo com o compromisso assinado, haverá pelo menos uma antena para cada 50 mil habitantes.

“Além de monitorar a implantação da geração no país, avaliamos as operadoras com base na qualidade do serviço, já que o Ministério das Comunicações e a Anatel venceram processos judiciais dos usuários”, disse o ministro Juscelino Filho. Numa assembleia com operadores de telecomunicações realizada no final de janeiro, apelou a que a MCom merecesse tirar uma folha de parecer sobre o assunto e aconselhou as empresas a fazerem um diagnóstico da situação.

Interferência

Aqueles que obtêm transmissões de TV aberta através da antena parabólica devem adaptar o dispositivo para evitar interferências. Os assinantes do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal que obtiverem um sinal de TV via satélite solto podem solicitar um kit solto para adaptar o aparelho ao Siga Antenado.

A instalação de novos dispositivos é feita com hora marcada pelo Siga Antenado ou pelo telefone 0800-729-2404.

Produto

Além da velocidade máxima, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade dos dispositivos conectados ao mesmo tempo em um determinado domínio e reduz o consumo de energia, com o consequente aumento da durabilidade.

Engenhoca

Segundo a Anatel, atualmente, apenas 109 modelos de smartphones disponíveis no mercado brasileiro são capazes de receber o sinal 5G. A lista desses terminais pode ser encontrada no site da Anatel. (Com dados da Agência Brasil e Anatel)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *