Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 17:43.
Última atualização em 22 de fevereiro de 2023 às 17h50
O Brasil tem dez das 50 localidades mais violentas do mundo. De acordo com uma classificação anual elaborada pela ONG mexicana Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal, Mossoró, no Rio Grande do Norte, tem a pior taxa de homicídios consistente com 100. 000 habitantes no país (63,21) e ocupa o 11º lugar na lista global. O conhecimento reflete o ano de 2022.
A cidade mais precária do planeta é Colima, no México, com uma taxa de 181,94 mortes violentas de acordo com 100. 000 habitantes. Em 2021, a mexicana Zamora na primeira posição – nesta edição ela está em posição no momento. O México tem 17 municípios no ranking e o Brasil está em posição no momento. Os Estados Unidos têm sete cidades na lista e a Colômbia tem seis das cidades mais violentas do mundo.
“O cenário das localidades mexicanas é o resultado de políticas fracassadas implementadas desde o início do século, que consistiram em tolerar a violência de equipes criminosas e o estilo de vida de milícias pessoais, que desafiam o monopólio estatal da segurança pública”, diz o relatório da ONG. ditado. .
O Brasil reduziu o número de alguns dos municípios mais violentos do mundo. No ranking mais recente, 11 municípios estavam na lista, com Feira de Santana, na Bahia, na primeira posição, agora em quarto. Em pesquisa realizada por meio da ONG mexicana, as cidades brasileiras reduziram a taxa média de mortalidade consistente com uma população de 100 mil pessoas entre 2021 e 2022.
“Os países que adotaram políticas públicas que aceitam criminosos fizeram progressos notáveis. O Brasil tem cada vez menos cidades na lista e com taxas mais baixas”, diz o relatório de pesquisa da ONG.
Mais informações