Bolsistas da Rede Estadual da Bahia são credenciados na USP

Para os alunos, tais conquistas são o resultado de uma determinação maravilhosa em seus estudos, além da rede escolar e familiar.

Para os alunos, essas conquistas são o resultado de uma determinação maravilhosa nos estudos, além da rede escolar e da família. Jéssica dos Santos, de 18 anos, que concluiu o ensino médio em 2022 no Colégio Thales de Azevedo, em Salvador, disse que a preparação que recebe na escola é fundamental. 2022 foi um ano de muita determinação, medos, incertezas e, ao mesmo tempo, tive muitos dos meus professores e familiares. Além disso, participei do trabalho do ENEM cem por cento, o que me ajudou muito na revisão do conteúdo. Achei o trabalho muito interessante, pois é uma oportunidade de democratizar um coaching mais focado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos exames preliminares”, disse.

A estudante, que é filha de um mecânico e perdeu a mãe em 2021, devido à Covid-19, não esconde a satisfação com o credenciamento. “Quando vi minha convocação nas listas foi uma emoção enorme, pois sou o primeiro do meu círculo de familiares a entrar em uma universidade pública e tenho o direito de decidir qual devo estudar, pois também estou em 4º lugar em direito, em posição parcial do Sistema de Seleção Unificada (SISU), na Universidade Federal da Bahia (UFBA). E eu tenho uma chance grande de passar. Sei que minha mãe tem muito orgulho de mim porque me apoiou”, disse a estudante, que tem tendência a decidir sobre a UFBA.

Luanderson Araújo, de 17 anos, que se formou no ano passado no Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade do Ponto de Serra Preta, e foi um líder de elegância e municipal, disse que teve o incentivo de seu círculo de familiares em seus estudos e que segue o exemplo de sua mãe. “Meus pais têm sido a maior explicação de por que sou fiel e minha mãe é uma referência para mim, já que foi a primeira do círculo de parentes a concluir o ensino superior e hoje é formada em educação física. . “

Segundo o estudante, que sonhava em se adaptar a um médico, conseguiu isso participando de exercícios da Organização das Nações Unidas (ONU) realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEC), como o Bahia Model United Nations (BaMUN) e o Meet Model United. Nações (MeetMUN), que o acordou para a caixa certa. “Esses projetos de debate em que passei a ter interação nos últimos anos têm muito a ver com a caixa certa e me ajudaram muito a traçar os caminhos que vou seguir. Comecei a perceber o papel do Graduado em Direito. E a busca por mais justiça para os menos afortunados fortaleceu minha decisão”, revelou.

Movimentos preparatórios – Para a preparação de bolsistas em escolas da rede pública, a SEC promove o ENEM 100%, tarefa realizada entre julho e novembro, que é composta por categorias de revisão para outros componentes curriculares. No ano passado, a atividade envolveu duzentas escolas e quase 8 mil bolsistas.

A SEC também vem com a Universidade para Todos (UPT), um programa para graduados do ensino médio e ex-alunos da rede, que visa contribuir para a admissão de acadêmicos no ensino superior. Transformada em política pública estadual, em 2020, a UPT é implantada em parceria com as 4 universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *