Depois de entrar na 3ª fase da edição de 2022 por ser campeão da Copa do Nordeste no ano passado, o Esporte Clube Bahia voltará a disputar a primeira fase da Copa do Brasil em 2023. Nesta quarta-feira, o Esquadrão enfrentará seu adversário no torneio. Os potes já estão definidos para o sorteio dos jogos da primeira fase, que se realiza num jogo de singulares com o comando da tabela da equipa pior classificada e o mérito do empate para os classificados.
O Esporte Clube Bahia, que ocupa a 15ª posição no ranking da CBF, está no Pote A, ao lado de clubes como São Paulo, Santos, Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Red Bull Bragantino, Botafogo, Goiás e Cuiabá. Com isso, o Tricolor enfrentará um time do Pote E, que conta com os seguintes times: Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA de Arapiraca, Sergipe e Ceilândia.
A ordem dos confrontos entre potes está no Regulamento Particular da Copa do Brasil: Pote A x Pote E, Pote B x Pote F, Pote C x Pote G e Pote D x Pote H.
Chapéu-A: Santos, Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Botafogo, Bragantino, Goiás e Cuiabá.
Chapeau B: Juventude, Vasco, Coritiba, Chapecoense, Avaí, CRB, CSA, Vitória-BA, Vila Nova e Ponte Preta.
Pote C: Sampaio Corrêa, Criciúma, Operário-PR, Londrina, Náutico, Remo, Tombense, Brasil de Pelotas, Brusque e ABC.
Pote D: Ituano, Botafogo-SP, Manaus, Volta Redonda, Ypiranga, Ferroviário, Botafogo-PB, Santa Cruz, Brasiliense e América de Natal.
Pote E: Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA de Arapiraca, Sergipe e Ceilândia.
Chapéu-F: União Rondonópolis, Real Noroeste, Retrô, Marcílio Dias, Atum Luso, Fluminense-PI, São Luiz, Nova Iguaçu, Humaitá e Trem.
Pote G: São Bernardo, Vitória-ES, Nova Mutum, Tuntum, Caucaia, Real Ariquemes, Maringá, Operário-MS, Marília e Cordino.
Pote H: Parnahyba, Resende, Atlético, Democrata, Iguatu, Camboriú, Águia de Marabá, Falcão, Princesa do Solimões e São Francisco-AC.
Doze clubes estão garantidos na 3ª edição da Copa do Brasil 2023: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, São Paulo, Cruzeiro, Sport e Paysandu.
O Flamengo conquistou o vazio direto ao ser campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, na temporada 2022. Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico Paranaense, Atlético-MG, Fortaleza, São Paulo se classificaram graças à disputa do Brasileirão Série A Com isso, o Sport herdou o vazio por ter sido vice-campeão da Copa do Nordeste, já que o Leão do Pici se classificou para a Série A. Cruzeiro campeão da Série B. Paysandu campeão da Copa Verde.
A Copa do Brasil 2023 será a recompensa na história do festival. Mais de 420 milhões de reais serão distribuídos entre os 92 clubes que participarão do torneio. O campeão da Copa do Brasil pode arrecadar cerca de 92 milhões de reais se o clube iniciar o festival na primeira fase. Se o clube campeão iniciar o festival a partir da 3ª fase, pode ficar em torno de R$ 89 milhões.
Assista aos jogos imagináveis do Vitória na 1ª fase da Copa do Brasil 2023
Onde assistir Flamengo x Al-Hilal AO VIVO para o Mundial de Clubes