A Americanas disse em comunicado ao mercado publicado nesta sexta-feira, 17, ter registrado queda no tráfego da web em seus canais. A empresa mostrou que perdeu 33% dos usuários ativos mensais em janeiro, mês em que anunciou um furo multimilionário em suas contas e entrou em recuperação judicial com dívidas superiores a R$ 40 bilhões.
A queda no tráfego para seus sites na Internet na época foi de 51%, de acordo com sua fonte oficial, a SimilarWeb. O número de downloads do aplicativo de compras de supermercado on-line da empresa também caiu 63%.
No comunicado, a Americanas disse que está comparando oportunidades relacionadas à reestruturação da dívida e está em negociações com o Citibank, mas ainda não houve uma contratação. O protesto foi uma reação a perguntas da Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CVM) relacionadas à notícia Ele apontou para a contratação do banco para ajudar a projetar a capacidade de monetizar seus ativos e a busca por outras soluções monetárias.
A empresa disse ainda que nenhuma resolução foi feita relacionada à venda de ativos como hortifruti Natural da Terra, fintech Ame, Let’s, Aqui e Grupo Unico.
“Desde a divulgação do Fato Essencial de 01. 11. 2023, a empresa tem sido objeto de uma ofensiva de boatos e dados sem qualquer base de veracidade, que acabam colocando em risco a realidade da situação da empresa”, diz Americanas.