Nos últimos 10 anos, a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro perdeu 6. 120 profissionais de formação: o número de professores, que 42. 536 em 2013, caiu para 36. 416 em 2023. Na área de apoio à escolarização, registou-se um mínimo de 16. 712 em 2014 para 12. 186 este ano. São 4. 018 contratações a menos. O levantamento realizado por meio da vereadora Luciana Boiteux (Psol), foi baseado no conhecimento oficial da cidade do Rio.
Prestes a completar 80 anos, o Mercadinho São José reabrirá
De acordo com o levantamento, os mais afetados são os jovens despossuídos e periféricos, especialmente aqueles que querem vagas de creche, bem como as mulheres negras que têm que deixar seus filhos na escola para trabalhar. Outro fato alarmante é o baixo número de profissionais para ajudar os outros. Pessoas com necessidades especiais. Luciana Boiteux alerta que essa verdade não é nova e se repete no início do ano letivo. Para ela, além de prejudicar os alunos, o cenário também é péssimo para as crianças.
“A pesquisa destaca que essa falta de investimento em educação pública no Rio vai diretamente para a idoneidade dos profissionais da educação”, disse o assessor. obsoletos e velhos desordens da rede”, disse o parlamentar em entrevista à Agência Nacional.
Climampo informa: temperaturas permanecem altas no Rio até o fim da semana
“A lista de migração em 2022 tinha mais de 8. 600 professores para passar para o regime de 40 horas. Isso explica por que todo e qualquer um dos inícios do ano temos cursos sem cursos. Somente em 2021, 1. 834 [professores] deixaram a rede permanentemente, informou Boiteux. “Para resolver esse problema, é imprescindível continuar com novos concursos públicos e convocar os retidos nas licitações ainda em vigor. Além disso, para garantir a migração de milhares de professores que querem aumentar sua jornada de trabalho para 40 horas e que, hoje, já estão dobrando sua carga horária graças à Dupla Regência, ou seja, através da realização de horas extras”, explica a orientadora.
Para ter VEJA RIO em casa, aqui
Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação (SME) emitiu nota informando que anunciou a contratação temporária de 670 profissionais para cobrir as ausências transitórias e convocou 570 professores qualificados em concursos anteriores, totalizando 1. 240 novos professores, que ingressarão na rede. nas próximas semanas. A SEMA informa ainda que outra frente de atuação é o retorno de professores lotados em outros órgãos. A secretaria diz ainda que essas estratégias vão atender ao chamado existente para os professores.
Você receberá nossos boletins informativos pela manhã, de segunda a sexta-feira.
Ver também
Abril Comunicações S. A. , CNPJ 44. 597. 052/0001-62 – Todos os direitos reservados.