A secretária interina do Setasc, Grasielle Bugalho, anunciou que os movimentos faziam parte de um grande esforço cidadão com a disponibilização de várias instalações e triyetes alusivos à data do Dia Internacional da Mulher, celebrado todos os anos a 8 de março, mas com um calendário completo que se posicionará durante o mês. As atividades envolvem todas as instalações anexas do arquivo.
“Todos os pontos principais deste programa foram traçados através da primeira-dama Virgínia Mendes. O mês de março está repleto de movimentos voltados para as mulheres, estamos ansiosos para o início das atividades”, disse a secretária interina Grasielle Bugalho.
O programa inclui, além da cruzada cidadã pelo projeto Bus Lila, idealizada por meio da primeira-dama Virginia Mendes, que também é patrocinadora do projeto, uma cruzada para recadastrar o círculo de familiares no Cadastro Único para atualizar conhecimentos e assessorar as famílias. o que possivelmente estaria fora do registro. O arquivo também prepara homenagens às mulheres que comem no refeitório da sopa Prato, no dia 8 de março, a partir das 10h, bem como às mulheres nas ruas de Cuiabá, a partir das 18h, na distribuição do marmitex.
“A destinação do ônibus Lila é muito importante, pois o objetivo dessa ação é divulgar políticas públicas e movimentos voltados para os direitos das mulheres, teremos que acentuar esses movimentos, além de fazer alguma segurança, incentivar as mulheres que vivem condições de violência doméstica. “, explicou a primeira-dama Virginia Mendes.
Prevenção da violência
A cruzada cidadã com a equipe técnica multidisciplinar do projeto Bus Lilas, coordenação da Subsecretaria de Direitos Humanos do Setasc, terá início no dia 1º de março e vai até o dia 31 de março. O programa inclui mesas de diálogo e palestras destinadas a prevenir e combater a violência doméstica.
No dia 1º de março, a cruzada pela cidadania se posicionará no município de Santo Antônio de Leverger. No dia 3, a equipa de direitos humanos vai dar uma mão às mulheres do concelho de Barão de Melgaço. Em Cuiabá, a cruzada pelo Ônibus Lilás A comissão acontecerá no dia 8 com as comunidades do distrito da Guia e no dia 10 no distrito de Coxipó do Ouro, com a promoção de uma roda de trocas verbais e encontros sobre os direitos das mulheres.
No dia 20 de março, o serviço tomará posição no município de Acorizal; no dia 22, em Jangada; no dia 23, no Rosário Oeste; no dia 24, em Nobres; no dia 27, no concelho de Nossa Senhora do Livramento; no dia 29, será em Poconé; e a equipe estará na Chapada dos Guimarães.
De acordo com a subsecretária de Direitos Humanos, Kenedy Dias, espera-se atender mais de 1. 500 mulheres em situação de vulnerabilidade social neste gigantesco grupo de trabalho. O programa é baseado na aliança dos municípios, por meio de seus profissionais na pasta municipal de assistência social. .
De 2019 a 2022, a equipe de profissionais da transferência de Ônibus Lilas fez mais de 10 mil e cinquenta municípios cobertos no período.
Fonte: Governo MT