Contribuintes baianos que pagaram impostos sobre uma taxa única ainda têm outras oportunidades em termos – Foto: Paula Fróes/GovBa
A redução de 20% para o pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) de 2023, apresentada pelo governo estadual e uma das maiores do país, atraiu os contribuintes baianos, que aproveitaram a oportunidade até a última sexta-feira. 10, e acabou estabelecendo o novo recorde de assentamento antecipado. O pagamento foi feito por meio de 475 mil proprietários de veículos, um acúmulo de 23,3% sobre o total de 385,2 mil faturas registradas no mesmo período de 2022.
De acordo com o diretor de Arrecadação do Ministério da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), Augusto Guenem, o número de notas fiscais realizadas foi muito satisfatório, considerando que em 2022 a maior pontuação havia sido registrada até o momento, superando os números de 2021 por 122,6%. “Esperávamos expansão este ano, mas, como o resultado de 2022 foi muito bom, de 172,9 mil faturas para 385,2 mil, ficou acima das nossas expectativas. Isso mostra que os contribuintes aprenderam como é esse alívio”, explica.
Os contribuintes baianos que não pagaram impostos de uma só vez ainda têm outras oportunidades em termos mais quentes do que nos estados de pico. número da placa do veículo, ou pagar o valor devido em cinco parcelas.
O diretor Augusto Guenem explica que a redução total do IPVA com 10% pode ser feita na primeira parcela do depósito, cuja data varia de acordo com o último número de matrícula do veículo. A opção de dividir o pagamento do IPVA em cinco parcelas, explica o diretor, também é mais difícil do que as 3 parcelas apresentadas até 2021.
“Para pagar o imposto parcelado, os proprietários de veículos só precisam cumprir a data de vencimento da primeira parcela da tabela, de acordo com o último número da placa. “O contribuinte deve pagar a totalidade do imposto na data do 5º vencimento.
Para visualizar o cronograma de pagamento do IPVA 2023, o contribuinte pode visitar www. sefaz. ba. gov. br ou www. detran. ba. gov. br. Para esclarecimento, os canais são 0800 071 0071 e [email protected]
De acordo com a Secretaria de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA), o contribuinte deve estar ciente de que o registro completo do veículo inclui outros elementos além do IPVA, ou seja, para que o carro seja regularizado, também é obrigatório o cancelamento dos débitos da licença anual e multas, se houver. O prazo para atualização dos papéis do veículo expira na data de vencimento da 5ª parcela do imposto.
Outro cuidado do Detran-BA considera a emissão do Certificado Eletrônico de Registro e Registro de Veículos (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser publicado ou gerado um registro virtual, para ser armazenado no celular mediante o pagamento integral da licença, o que inclui o IPVA, licença e eventuais multas. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e economizar o tempo que deve entregar o documento, além de deixar o registro em seu celular.
Sensibilizados pelo clamor dos produtores de cacau baianos, que protestam contra o acesso do cacau africano. . .
© 2001-2020 Jornal de Média