Lula recebe doses da vacina bivalente contra a covid administradas por meio da Alckmin

Siga o liberal

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou, na tarde desta segunda-feira, 27, uma dose da vacina de reforço contra a covid-19 implementada através do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que é médico. A vacinação tomou posição em um ginásio no Guará, na região administrativa do Distrito Federal. O presidente tomou a vacina bivalente de Pfizer. In além do presidente, outras 3 pessoas populares também receberam a vacina.

A dose de reforço de Lula veio no lançamento da Mobilização Nacional de Imunização. A iniciativa inclui movimentos para ampliar a política de todas as vacinas que estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta primeira etapa, a vacinação contra a covid-19 será reforçada para equipes de precedência em todo o país.

Além de Lula e Alckmin, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a primeira-dama, Janja da Silva, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), o ministro-geral da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Após ser anunciada no palco, Celina vaiou a multidão no evento.

A ocasião representa a intensificação da cruzada de vacinação contra a doença, que tem em meio aos confrontos e polarização da cruzada presidencial entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o governo, o ex-líder executivo fez filas denunciando os vestidos de máscara, promovendo cidades e fazendo perguntas sobre a eficácia das vacinas.

A ocasião também marcou o renascimento de Zé Gotinha, figura nacional da vacinação, em um movimento para inspirar a vacinação no país.

Inicialmente, a vacinação será realizada com reforços bivalentes contra a covid-19 em outras pessoas, no máximo, devido ao risco de uma grave burocracia da doença. Nesta primeira vez, outras pessoas com mais de 70 anos, outras pessoas imunocomprometidas, trabalhadores e demais residentes permanentes, aborígenes, ribeirinhos e quilombolas serão vacinados. Cerca de 18 milhões de brasileiros fazem parte dessa organização e o Ministério da Saúde já distribuiu cerca de 19 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em todos os estados e no Distrito Federal.

Então, à medida que a cruzada avança e o tempo de doses, outras equipes serão vacinadas, como outras pessoas de 60 a 69 anos, outras pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de academias, mulheres grávidas e puérperas e a população desfavorecida de sua liberdade. Essas equipes querem se atentar para os dados de seus municípios sobre quando procurar uma unidade de condicionamento físico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *