Prefeitura do Rio o plano operacional para o Carnaval 2023

O prefeito Eduardo Paes, o governador Cláudio Castro e o presidente da Riotur, Ronnie Costa, além de representantes de órgãos da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado, apresentaram, nesta terça-feira (14/2), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, o plano operacional do Carnaval 2023 no Marquês de Sapucaí, Nova Intendente, Terreirão do Samba e para desfiles.

– É uma alegria maravilhosa poder compartilhar com vocês um pouco do maravilhoso deste festival. Devo enfatizar duas coisas. Em primeiro lugar, o cerco passado pela polícia do exército foi fundamental para a proteção daqueles que vão se divertir. Fez toda a diferença no Réveillon em Copacabana deste ano. Em segundo lugar, as pinturas excepcionais feitas através de Comlurb, que usavam essência de eucalipto para limpeza, deixando um cheiro muito mais agradável do que a urina. Esses são os principais pontos que fazem uma grande diferença no efeito desses eventos na cidade. O Carnaval é o maior evento cultural do Brasil e sua origem nesse formato vem do Rio. Janeiro. Es uma atividade cultural muito importante para o nosso município e para o estado, também economicamente. A Riotur e a Fundação João Goulart publicaram um estudo que mostra o impacto econômico do Carnaval na vida do município e do estado. Uma atividade econômica básica, que gera muitos empregos, traz riqueza. Convidamos todos a virem ao Rio de Janeiro – disse Eduardo Paes.

– Para que o povo e o Estado cresçam, terá que haver um quadro na sociedade, em que o Estado e o município se comuniquem entre si. Hoje, todo mundo se sente culpado pelo Carnaval, e quando isso acontecer, teremos essa sinergia que fará dele o maior Carnaval da história do Rio e do Brasil. E o governo do Estado não poupará esforços para torná-lo o carnaval mais seguro da história. Minha recomendação aos policiais civis e militares é que sejam muito rigorosos em qualquer denúncia de violência contra a mulher. Seremos incrivelmente rigorosos e implacáveis na proteção das mulheres”, disse o governador Cláudio Castro.

Terrairão de Samba

Para os foliões do Rio, haverá muitas características da era pré-carnavalesca e dias oficiais de festa. A programação vai além dos clássicos blocos e desfiles no Marquês de Sapucaí. Na máxima celebração democrática da cidade, a atenção também será colocada no Terreirão do Samba. Os ingressos custam R$ 20.

A programação do último fim de semana, e as demais exposições acontecerão nos dias 17 de fevereiro (sexta-feira de Carnaval), 18 (sábado), 19 (domingo), 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira). O último ciclo de apresentações acontecerá na sexta-feira pós-Carnaval (dia 24) e no sábado do Desfile dos Campeões (dia 25).

O plano de infraestrutura especialmente projetado para as telas inclui a instalação de dois postos médicos, com uma ambulância no local; 28 quiosques de alimentos e bebidas; e 65 banheiros químicos. A segurança externa será prestada por meio da Polícia Militar.

Os espetáculos começam às 20:00 horas. O endereço do Terreirão é Rua Benedito Hipólito 66, Centro.

O presidente da Riotur, Ronnie Costa, destacou a magnitude do evento e lembrou que as comemorações já começaram na cidade.

– Reunimos todo o governo envolvido nessa festa maravilhosa, seja do município e do Estado, para juntos proporcionar o que há de mais produtivo para a população. Para que outras pessoas possam aproveitar as festividades com segurança e com o conforto oferecido pela infraestrutura. . O carnaval já passou duas semanas, com bloqueios de rua, com o Terreirão do Samba e ensaios técnicos. E agora vamos passar por todo o caminho com uma velocidade e segurança maravilhosas, para que os transeuntes possam se beijar e aproveitar de volta”, disse Ronnie Costa.

Novo Mordomo

Frente histórica do carnaval carioca, os desfiles clássicos na Estrada Intendente Magalhães, na Vila Valqueire, a partir deste ano, estarão em um novo momento. Para sediar, em 4 noites de desfiles das escolas da organização B e da série Prata e Bronze (antigas equipes de acesso C, D e E), a festa do Intendente se deslocou para a Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, mais ampla e com infraestrutura para espaçar o público e mobilizar pessoal e carros alegóricos.

Com a Nova Intendente, as associações terão um passadiço de 350 metros para fornecer o seu terreno. O layout também tem uma largura de 8 metros, compatível com permitir um maior número de ramos em linha com a asa e até mesmo o layout de flutuadores maiores.

Para maior segurança do espaço, serão proibidos traficantes independentes e a venda de bebidas em garrafas de vidro.

Os desfiles da Nova Intendente, que servem de base para a Série Ouro e o Grupo Especial, se posicionam na segunda (20) e terça-feira (21), a partir das 18h; e sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), a partir das 20:00 horas. Espera-se que os desfiles deste ano tragam aproximadamente 200. 000 pessoas, adicionando dançarinos, percussionistas, funcionários e o público em geral. Serão cinco dias de música e samba a pé, com entrada solta.

Blocos

Quem precisar aproveitar este ano das festividades nas ruas da cidade vai encontrar o maior esquema de funcionamento já feito para a grande festa. A estimativa de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas.

Este ano, 613 blocos pediram permissão para marchar. Em 2020, 754 solicitaram permissão e 427 marcharam. Entre as mudanças feitas através do corredor comunal na logística do festival estão o relevo dos desfiles na zona sul, que foram transferidos para outros pontos do município, resultando em um número menor do que em 2020. Naquele ano foram 110, e agora serão 94 desfiles pela região.

Serviços de saúde e limpeza.

No total, a Câmara Municipal disponibilizará 220 ambulâncias e 8 postos médicos, que serão operados através da Direção Municipal de Saúde. O objetivo não é inflar a fórmula pública com atendimento médico de baixa complexidade. A festa das mulheres terá 34 mil banheiros químicos localizados onde os blocos passarão, somando 10% para outras pessoas com deficiência (PCD). Dez mil comerciantes independentes, conhecidos através de um colete serão registrados e receberão educação da Riotur para pintar nos blocos. E para ajudar a branquear a cidade, a Comlurb fornecerá o maior layout já utilizado durante o Carnaval corporativo, com 2. 550 coletores de lixo, caminhões-pipa, equipamentos de corte de urina, varredoras grandes, pequenas e médias e mil contêineres de 240 litros.

O projeto de controle de resíduos sólidos, que é realizado em parceria com diversas cooperativas de catadores do Rio Maior, tem como objetivo diminuir os efeitos ambientais e visuais causados pelo descarte inadequado de resíduos nas ruas. Graças ao projeto, a limpeza urbana durante a era do Carnaval é simplificada e muitas famílias ligadas a cooperativas de catadores ganham mais renda.

Uma prática de Carnaval não incomum, o hábito de urinar na rua será severamente punido este ano. Pagar multa máxima de 58%.

Responsável desde 2010 pelo infra-layout e produção do Carnaval de Rua do Rio, a Dream Factory assume a instalação de banheiros químicos, torres de vigia, assistência ao trânsito (agentes de trânsito e sinais de trânsito), organiza a venda de bebidas (aprovação de vendedores independentes, com a fonte de poliestireno, coletes e credenciamentos), a coleta de resíduos recicláveis, a cobertura de canteiros de flores e monumentos, e o fornecimento de ambulâncias, entre outros, de acordo com os planos de vestuário da Riotur e de outros órgãos municipais.

LEDs luminosos serão instalados na localidade para avisar o trânsito; 15 emissões provenientes da venda de bebidas e similares; 30 estações de serviço celular para fornecedores independentes; 480 metros lineares de portões para cercar o túnel Marcelo Alencar; 12 pick-up autocelular vai auxiliar o funcionamento das secretarias da Câmara Municipal, contribuindo para a coordenação e fiscalização do Carnaval de Rua; 200 caixas de 240 litros com 75. 000 sacos de lixo plásticos de 150 litros; e trezentos camarotes para a operação CET-Rio.

De acordo com o cronograma estabelecido com a Riotur, a Dream Factory instalou cercas protetivas para jardins, monumentos e canteiros de plantas em praças e coloca ao longo da direção dos blocos legais pela prefeitura. Um total de 20. 000 metros lineares de cercas serão utilizados.

Entre os locais estão os das margens da Barra, Recreio, Ipanema e Leblon. Além disso, outros pontos de maior concentração de público, como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro, a Praça Santos Dumont, no Jardim Botânico, e o Aterro do Flamengo também receberão proteções. Entre os monumentos, 26 terão recintos, somando-se o monumento a Tiradentes, o obelisco, o palácio imperial, o palácio Tiradentes, a fonte Marechal Âncora, o centro cultural da justiça eleitoral, o chafariz da Praça São Salvador, o monumento a Noel Rosa, a praça Barão de Drummond, entre outros.

EVENTOS DO CARNAVAL DO RIO 2023

Sambódromo

Nos dias 17, 18, 19, 20, 25, o Sambódromo recebe os desfiles da Série A das Escolas de Samba, do Grupo Especial e das Escolas Juniores, para um conjunto de associações. Essas associações estão representadas por meio da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) e da Associação das Escolas de Samba Júnior do Rio de Janeiro (Aesm-Rio).

Ordem dos desfiles no Sambódromo

Sexta-feira, 17 de fevereiro

Série A

Sábado, 18 de fevereiro

Série A

Domingo, 19 de fevereiro

Painel

Segunda-feira, 20 de fevereiro

Painel

Terça-feira, 21 de fevereiro

Escolas primárias

Sábado, 25 de fevereiro

Desfile dos Campeões, com os seis mais sensíveis do Grupo Especial.

Competições e pacotes oficiais

A cultura carnavalesca também está representada em outros projetos carnavalescos promovidos por meio da Riotur, como o Concurso de Cortes Reais do Carnaval Carioca, que escolhe o Rei Momo, a Rainha e as Princesas do Carnaval. Neste ano, a corte é composta pelo rei Momo Djferson Mendes da Silva; através da rainha Mariana Ribeiro, Mari Mola; e através das duas princesas: Monalisa Lúcia (1. ª princesa) e Rhuanda Monteiro (2. ª princesa).

O concurso Folião Original acontecerá nos dias 19 e 20 de fevereiro (domingo e segunda-feira), às quatro da tarde, no palco da Cinelândia. Os elementos de animação, criatividade e espírito carnavalesco serão julgados. As inscrições são gratuitas e acontecem das 12:00 às 15:00 horas no local, nos respectivos dias por categoria: roupas individuais para crianças e adultos, roupas de organização e roupas Clovis.

Ordem dos desfiles em Nova Intendente

Série Bronze

Segunda-feira (20/02)

Terça-feira (21/2)

Série Prata

Sexta-feira (24/2)

Sábado (25/02)

Grupo B

Domingo (26/02)

A operação especial da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para o Carnaval 2023, que acontecerá de 17 a 21 de fevereiro e 25 de fevereiro, empregará 4 mil agentes. Do total de efetivos, 1. 080 guardas municipais atuarão em ações de trânsito, além de atuarem também nos bloqueios estabelecidos pela CET-Rio no entorno da Passarela do Samba e também para a circulação de carros alegóricos, com foco na proteção viária e na redução dos impactos no trânsito.

A operação do Carnaval 2023 começa na sexta-feira, 17, a partir das 9h. A Seop dependerá de grupos da Subsecretaria de Fiscalização e Coordenação de Controle Urbano aos ambulantes ilegais e constantes no entorno de Sapucaí. A GM realizará ações preventivas e de fiscalização de trânsito. Durante a operação, os grupos GM-Rio também vão pintar os espaços externos e internos do Sambódromo para divulgar planos de planejamento urbano e segurança nas festas, além de oferecer assistência em caso de emergência.

Dentro do Sambódromo, os grupos vão pintar em torno das estações de ginástica que serão instaladas no local e também no controle da área de dispersão. a Subsecretaria de Operações e Coordenação de Controle Urbano (CCU) na fiscalização de ambulantes. Os guardas municipais também atuarão para inibir crimes, vendendo movimentos de patrulhamento preventivo. Equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) e da Diretoria de Controle de Estacionamento e Reboques (GFer) trabalharão para coibir vans piratas e estacionamentos irregulares.

A GM-Rio também fiscalizará a maestria das manobras dos carros alegóricos que acessam a Sapucaí no desfile, na Avenida Frei Caneca e nos cruzamentos das ruas. A ação vem sendo realizada desde o ano passado de acordo com a ordem expedida por meio da 1ª Vara da Criança, da Juventude e do Idoso. O documento estabelece no artigo 12, parágrafo 6º, que nas esquinas das ruas que atravessam a Rua Frei Caneca, será realizada uma fiscalização por meio de carros da GM-Rio e da Polícia do Exército, sem prejuízo dos grupos de segurança. de associações. O documento também explica as ruas incluídas no escopo de ação.

Pulseiras de identificação também serão entregues aos jovens do desfile da escola de samba. A ação será conduzida pelos responsáveis do Grupo Escolar Ronda (GRE).

CARNAVAL DE RUA – Com a retomada dos desfiles das quadras que compõem o Carnaval de Rua, a projeção da GM-Rio é empregar mil guardas todos os finais de semana, de sexta a domingo e também nos feriados. tomando posição desde o final de janeiro. A GM-Rio agrupa as pinturas a partir da concentração das maçãs, mas também na direção e no fechamento, para que seja feito de forma segura e ordenada. Especial atenção é dada ao trânsito, para evitar lesões e promover fluidez e mobilidade urbana após a dispersão. Os grupos GM-Rio também estão se juntando às medidas da SEOP para combater o comércio de rua não autorizado, especialmente no caso da venda de garrafas de vidro, devido ao potencial de causar ferimentos graves.

NOVA INTENDENTE – A operação virá ainda com o clássico desfile (Grupo de Avaliação e Série Bronze e Prata) do Intendente Magalhães, rebaptizado este ano de Nova Intendente devido à substituição do percurso, que agora se posiciona na Avenida Ernani Cardoso. O pessoal contratado será de 455 guardas municipais, contratados na operação e monitoramento do trânsito, na operação de bloqueios de vias resolvidos por meio da CET-Rio, e também voltados para o planejamento urbano e a proteção dos foliões. A Nova Intendente também receberá duas mensagens da GM-Rio para identificar os jovens que participarão dos desfiles acompanhados de seus tutores.

BRT Seguro, Rio Seguro e a Coordenação de Licenças e Fiscalizações também estarão em funcionamento do Carnaval do Ministério da Ordem Pública.

Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá regime especial de atendimento médico emergencial para os desfiles das escolas de samba do Sambódromo, entre os dias 17 e 21 e no sábado das Campeãs (25). Sete postos médicos serão distribuídos ao longo da Avenida Marquês de Sapucaí, em pontos estratégicos, para atender quem precisar. Além disso, profissionais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) farão movimentos para monitorar o cumprimento das normas de aptidão física.

Os postos médicos estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão) e funcionarão das 19 às 20 horas. até o final dos desfiles. No dia da apresentação das escolas (dia 21), as estações abrirão a partir das 18h. serão afetados na operação. Todos os dias, os postos de serviço contarão com 26 médicos, 17 enfermeiros e 27 técnicos de enfermagem para terminar uma mão com os membros da escola, o público ou funcionários necessitados.

Para os pacientes que sofrem de doenças mais graves, ambulâncias com complexo (UTI móvel) estarão disponíveis para realizar a transferência, coordenada por meio da Central Municipal de Regulação, para os hospitais ou UPA da rede.

Serão 16 Ambulâncias de Suporte Avançado (UTI Móvel) no dia de espera da Série Ouro e Desfile Escolar de Grupos Especiais e Sábado dos Campeões. Para o desfile escolar infantil, 10 carros estarão disponíveis.

A SMS também garantirá o cálculo sanitário em Apoteose, na Quarta-feira de Cinzas (22/2), com um centro médico em funcionamento na Praça da Apoteose. Duas ambulâncias com auxiliares complexos estarão disponíveis para a transferência de pacientes com casos mais graves.

A Secretaria Municipal de Saúde possui anos de experiência no funcionamento de postos médicos em ocasiões com alta concentração de público, como Carnaval e Réveillon. Os postos médicos da SMS também realizaram testes técnicos em escolas de samba nos finais de semana que antecederam os desfiles, oferecendo 107 consultas e sete transferências para unidades de emergência e rede de emergência.

IVISA-Rio Inspeções

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) também fiscalizará o cumprimento de critérios sanitários nos equipamentos e no fornecimento de alimentos e centros no Sambódromo, Terreirão do Samba e ambulantes no entorno. 48 servidores participarão das ações. O Instituto terá uma base operacional permanente no Setor Treze do Sambódromo.

O Carnaval de Rua tem uma estrutura sanitária

O setor municipal de fitness também conta com um programa especial de atendimento pré-hospitalar pronto nos espaços com maior concentração de público do calendário carnavalesco de rua da cidade, nos bairros do Centro, Copacabana, Ipanema e Leblon. São 4 postos médicos que vão ajudar um general de 49 blocos, somando os megablocos nas zonas Centro e Sul.

As emissoras começaram a funcionar no primeiro final de semana de fevereiro para atender o público nos blocos que abriram o calendário carnavalesco de rua na cidade. O esquema de SMS tem um total de 16 leitos, um por complexo em cada posto; além de 16 cadeiras de hidratação e 145 ambulâncias complexas para a transferência dos máximos graves para as UPAs e hospitais da rede. As transferências serão coordenadas por meio da Central Municipal de Regulação. No total, serão 177 equipes médicas, 103 enfermeiros e 211 técnicos de enfermagem.

Em Ipanema, o posto médico fica na Praça Nossa Senhora da Paz e os próximos dias de operação serão nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Em Copacabana, fica na Praça do Lido com a próxima operação nos dias 17, 18, 20, 21 e 25. No Centro há duas estações – na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca – que continuarão a funcionar nos dias 17, 18, 19, 20, 21, 22, 25 e 26.

Comlurb •

A Comlurb tem uma mega limpeza consistente pronta para todo o Carnaval 2023, com até 3. 657 doces consistentes/dia. Para a limpeza dos seis dias de Carnaval no Sambódromo (17/02 a 21/02 e 25/02 – Desfile dos Campeões), a Companhia contará com uma equipe de até 889 varredores de acordo com o dia, que pintarão com 21 veículos, somando 14 caminhões compactadores, 4 caminhões basculantes, dois mini caminhões basculantes e um cano de água para lavar a estrada com água reutilizada. Os 34 dispositivos utilizados são: 20 sopradores, 12 mini varredoras consistentes e duas caixas compactadoras. Para a coleta na calçada, foi selecionada uma equipe de 22 varredores consistentes. Outros 20 faxineiros hospitalares serão distribuídos nos sete postos de ginástica da Marquês de Sapucaí. Serão instalados 800 contentores de 240 litros para que os cidadãos possam eliminar os resíduos de forma consistente.

Outra equipe, com até 145 hastes consistentes/dia, vai branquear as partes externas do Sambódromo e do Terreirão do Samba, com a ajuda de dois caminhões compactadores. Nesses pontos, cem caixas de 240 litros serão instaladas. O Carnaval Nova Intendente, que terá desfiles nos dias 19, 20, 21, 24 e 25 de fevereiro, terá até 131 catadores de lixo por dia, que realizarão a remoção de entulhos com a ajuda de seis caminhões compactadores, uma varredura gigante, segundo e dois mini doces consistentes. Ao longo de toda a Avenida Ernani Cardoso, nível da passarela e ruas ao redor, estarão disponíveis duzentas caixas de 240 litros.

Esperando que mais cinco milhões de pessoas joguem nas ruas até 2023, Comlurb preparou uma mega limpeza constante para a passagem de quarteirões, com até 2450 jogos consistentes nos dias com maior número de blocos nas ruas. Serão fabricadas até 1. 000 caixas de 240 litros e até 700 caixas de aço de 1. 200 litros para ter dia a dia nas áreas de concentração de blocos. No lado do veículo, serão colocados em serviço até 57 caminhões compactadores, 16 caminhões semirreboques, 8 reboques gigantes consistentes, 18 canos de água e 19 caminhões de lavagem a jato para lavar trilhos com água reutilizada. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores de mochila e 18 varredoras médias consistentes.

Durante todo o período do Carnaval, a Comlurb realizará uma inspeção de Lixo Zero nas ruas. A empresa alerta que os engarrafamentos que urinam em vias públicas serão sancionados com multa de R$ 748,21. latas, copos e garrafas descartáveis, bitucas de cigarro e pequenos pacotes de lanches, serão R$ 273,09.

CET-Rio

O CET-Rio trabalhará com 250 trânsitos constantes durante o dia. Serão 43 motocicletas, 25 veículos, carretas e 23 placas de mensagens variáveis.

Sambódromo – Principais proibições

Sexta (17/02)

Sábado (18/02)

Domingo (19/2) e segunda-feira (20/2)

Terça-feira (21/2)

Quarta-feira (22/02)

5h – Qualquer liberado.

Sábado (25/02)

Domingo (26/02)

12:00 – Todos os fluxos liberados

Novo Mordomo

Quanto ao carnaval do Intendente Magalhães, a maior renovação é a utilização da Av. Ernani Cardoso como área de desfile, já que nos últimos anos era usada apenas como área de concentração. Além dos dias de desfiles, para os movimentos de reunião das estruturas, será obrigatória a proibição da Av. Ernani Cardoso nos seguintes dias e horários:

Encerramento total da Av. Ernani Cardoso no segmento entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Padre Manso:

Quinta (16/02) e sexta-feira (17/02) das 22h às 05h

Sábado (18/02) a Quarta-feira (22/02) – das 12:00 Sábado às 7:00 Quarta-feira

Quarta-feira (22/02) e quinta-feira (23/02) a proibição será parcial, deixando 2 faixas livres para veículos das 7h de quarta-feira até as 22h de quinta-feira

Na quinta-feira (23/02) a partir das 22:00 haverá uma nova proibição geral, permanecendo até às 5:00 de segunda-feira (27/02)

A estrada do Intendente Magalhães será fechada nos mesmos troços que foram utilizados para os desfiles nos últimos anos.

No sentido do Campinho, a proibição será no segmento entre a Rua Anália Franco e a Rua Domingos Lopes, nos seguintes dias e horários:

Domingo (19/02), segunda (20/02), terça-feira (21/02), sexta-feira (24/02) e sábado (25/02) – das 16h às 07h

Domingo (26/02) – das 16h às 05h

Em direcção à Vila Valqueire, a proibição será no troço entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Pereira de Figueiredo

Domingo (19/02), segunda-feira (20/02), terça-feira (21/02), sexta-feira (24/02) e sábado (25/02) – das 19h às 07h

Domingo (26/02) – das 19h às 05h

Com a proibição da Av. Ernani Cardoso, o desvio para o Méier/Centro passa a seguir pelo Viaduto Negrão de Lima e Rua Carolina Machado. Devido ao número de bloqueios de estradas, os motoristas são aconselhados a evitar circular no domínio nos dias dos eventos, procurando rotas alternativas para a sua viagem. A sinalização está sendo instalada no domínio e grupos de agentes de trânsito serão colocados em locais para orientar motoristas e pedestres.

Transporte

As rotas de ônibus passarão por ajustes nas rotas que passam por áreas proibidas. O metrô e a Supervía funcionarão durante a noite, e os táxis terão problemas de embarque ao redor do Sambódromo.

Veja abaixo como funcionam as modalidades nos dias de desfile:

Autocarro

Sambódromo: 17, 18, 19, 20 e 21; 25 e 26 de Fevereiro

Como nos anos anteriores, todas as linhas de ônibus das zonas Norte e Oeste para as zonas Centro e Sul farão um desvio ao longo do rio Comprido. As linhas vindas da Zona Sul percorrerão o trajeto da Avenida Prente Vargas, em direção à Praça da Bandeira. .

Clique aqui para ver as configurações de endereço de linha:

Para mais informações, este site.

BRT

O MOBI-Rio informa que outras pessoas que desejam passar para os desfiles da Nova Intendente através do BRT devem utilizar as estações Campinho ou Pinto Teles para chegar ao evento. O passe de regresso deve ser feito através do Terminal Paulo da Portela.

Dias de desfile de operações:

Estações de Teles Campinho e Pinto – 9h00 às 21h00

Outros terminais e estações – 4h à meia-noite

Funcionamento para os dias de Carnaval:

Sábado (18/2) – Horário de sábado

Domingo (19/02) – Planejamento de Sábado

Programação de segunda (20/02) – sábado, com reforço dos eventuais SE001 (Alvorada x Santa Cruz) e SE003 (Alvorada x Pingo D’Água)

Terça-feira (21/02) – Planejamento de sábado.

Quarta-feira (22/2) – planejamento dos dias úteis.

Super-autopista

Novo Mordomo

As estações de exercícios de Madureira e Cascadura podem ser utilizadas para chegar ao Desfile de Carnaval da Nova Intendente. De acordo com a Supervía, as estações funcionarão nos seguintes horários:

Sambódromo

Estación Central do Brasil fecha de sexta-feira de manhã (17/02) a terça-feira à noite (21/02 – 20:30) – Aberta 24 horas por dia

Trens adicionais para Japeri e Santa Cruz em e para Saracuruna no início do dia, partindo da Central do Brasil

Outras estações abertas para chegadas

17/02 (sexta-feira) – Horário regular de dias consecutivos.

18/02 e 25/02 (sábado) – Horário habitual de sábado.

19/02 (domingo), 20/02 (segunda-feira), 21/02 (terça-feira), 26/02 (domingo) – Horário habitual de domingo.

ALV

A circulação dos comboios deve normalmente ser mantida até que sejam detetadas multidões de outras pessoas na via pública que possam afetar a circulação ou a proteção dos utilizadores e peões. Uma vez que a multidão tenha se dispersado, a operação será retomada imediatamente.

MetroRio – Operação 24 horas

Metrô – Linhas 1, 2 e 4

Sexta (17/02) a terça-feira (21/02): aberto 24 horas por dia, sem interrupção, a partir das 5h. Sexta (17/2) a Terça-feira (21/2)

Quarta-feira (22/02): horário, das 5h à meia-noite

Desfile dos Campeões: atendimento, das 05:00 horas de sábado (25/02) até as 23:00 horas de domingo (26/02)

Estações indicadas para Sapucaí

Setores pares: Praça Onze

Setores únicos: Central do Brasil

Táxi – Sambódromo

Entre os dias 17 e 21 e 25 e 26 de fevereiro, os táxis bloquearão os assentos da seguinte forma:

Até às 21h: Grátis para todos os táxis;

Das 21:00 às 08:00: Táxi. Rio e Táxi Especial apenas;

Após as 9h: Aberto a todos os táxis.

Setor de pares

Endereço pontual:

Ponto de Táxi do Rio

Rua Afonso Cavalcanti, 275.

Ponto de táxi comum

Rua Estácio de Sá, Perto do metrô, Tijuca.

Ponto de táxi especial

Rua Tomás Rabelo.

Setor ímpar

Endereço pontual:

Ponto de táxi comum

Circuito de acesso à Avenida 31 de Março.

Ponto de táxi especial

Avenida Salvador de Sá, viaduto da Avenida 31 de Março.

Bandeira 2

A SMTR legaliza a cobrança da Bandeira 2 nos táxis de Carnaval. O preço escalonado estará em vigor a partir das 18h00 do dia 17 de fevereiro (sexta-feira) até às 12h00 do dia 22 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas). E das 18h00 do dia 25 de fevereiro (sábado) até às 6h00 do dia 27 de fevereiro (segunda-feira).

Rioluz

O Sambódromo conquistou a modernização de toda a sua iluminação, ampliando para 490 novos holofotes e lâmpadas de LED na Avenida. Ao longo do pódio do samba, os carnavalescos também serão apresentados com luminárias RGB coloridas, uma geração que fez sua estreia no último ano do Carnaval e que, este ano, traz uma novidade: luzes coloridas serão acesas ao ritmo das escolas. Tambores de samba, tornando a maior exposição do mundo ainda mais viva.

A iluminação cênica (colorida) do Sambódromo é controlada por técnicos em uma sala com 14 câmeras para facilitar a movimentação dos cedentes. A atribuição é um dispositivo evoluído que faz programação 3D e monitoramento através de câmeras em tempo real. Na Avenida Exterior, Rioluz também reforçou a iluminação das ruas circundantes e instalou câmeras de vigilância para garantir a proteção dos foliões quando chegam ao Sambódromo. Da Avenida Francisco Bicalho ao Central, há 58 câmeras ao redor do Sambódromo.

Durante o desfile das escolas de samba, que acontece entre sexta-feira (17/02) e o dia (25/02), cerca de 180 trabalhadores estarão de plantão com 3 grupos com caminhões-caçamba da Rioluz e da subconcessionária Smart Luz, abastecidos com empilhadeiras com máquinas e dispositivos para o rápido atendimento da iluminação pública nas ruas até o local do desfile.

Durante o Carnaval Nova Intendente, a Rioluz criou uma nova alocação de iluminação pública LED: haverá um total de 40 holofotes e mais 95 lâmpadas resistentes que, após o Carnaval, permanecerão como legado para o bairro. Além disso, a Operação Caça Fios operou o desfile nesta rua e recolheu cerca de duzentos quilos de rede telefônica inoperante. A Rioluz terá 36 trabalhadores no local.

No Terreirão do Samba, a Rioluz manteve o domínio e fornecerá energia a todos os negócios existentes dentro do evento. Além disso, fornecerá 15 trabalhadores por turnos.

A Rioluz também realizou a manutenção e reforço dos postos por onde passarão os blocos, somando a Avenida Chile e a Cinelândia, na região Centro. A empresa também fornecerá elementos de força para forçar os palcos, o posto médico e os banheiros.

Centro de Operações do Rio (COR)

O centro de operações do Rio vai monitorar a cidade com 2. 500 câmeras em feriados com 500 profissionais, operando em 3 turnos, 24 horas por dia. O aparato reúne 30 órgãos públicos e concessionárias que pintam de forma incorporada. Com 1. 582 m² e 3 andares, a nova construção do COR conta agora com um centro cirúrgico de 446 m² e uma tela de 104 m², com um videowall composto por 125 telas de 55 polegadas, a maior da América Latina, além de uma fórmula de rastreamento de 115 posições para operadores e gestores. Assim como no último Réveillon, a tela do COR terá uma identidade visual expressa para o Carnaval.

Especificamente no Marquês de Sapucaí, um posto avançado será instalado no centro de vigilância constante do Rio para que os detectores constantes de COR, duas constantes com turno, possam monitorar o cenário de tráfego ao redor do Sambódromo. No total, existem cerca de 50 câmeras na área. No caso de um incidente, os infratores inconsequentes serão culpados de ligar para os coordenadores de sala do COR, que tomarão as medidas apropriadas.

Outra novidade do COR no Carnaval 2023 é a parceria com o Waze. Equipes de editores de cartões de aplicação trabalharão na sala de equipamentos públicos. Todas as alterações de tráfego serão incluídas no aplicativo ainda mais rápido e em tempo real. O Waze reportará em tempo real fechamentos e desvios de ruas nos espaços de saída de blocos e trios elétricos.

O centro de operações também instalará 18 novas câmeras na Estrada Intendente Magalhães, na Avenida Ernani Cardoso e nas ruas próximas, em Campinho, zona norte, onde desfilam mais de 70 escolas de samba das organizações de prata, bronze e avaliação. O dispositivo está em fase final de implantação para poder transmitir fotografias para o centro de operações do Rio em tempo real. Os aparelhos vão ajudar na fiscalização do carnaval e serão um legado para a cidade após o período festivo, ampliando o número de câmeras no Centro de Operações do Rio que conta com 2. 500 câmeras distribuídas em todas as regiões da cidade.

Categoria:

Prefeitura do Rio de Janeiro – Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – 20211-110

Você pode ver como essa janela pop-up foi configurada em nosso guia passo a passo: https://wppopupmaker. com/guides/auto-opening-announcement-popups/

Você pode ver como essa janela pop-up foi configurada em nosso guia passo a passo: https://wppopupmaker. com/guides/auto-opening-announcement-popups/

Você pode ver como essa janela pop-up foi configurada em nosso guia passo a passo: https://wppopupmaker. com/guides/auto-opening-announcement-popups/

Você pode ver como essa janela pop-up foi configurada em nosso guia passo a passo: https://wppopupmaker. com/guides/auto-opening-announcement-popups/

Você pode ver como essa janela pop-up foi configurada em nosso guia passo a passo: https://wppopupmaker. com/guides/auto-opening-announcement-popups/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *