Uma aliança entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, SuperVia e Riocard Plus
Em 13 de janeiro de 2023, o Governo do Estado do RJ editou o Decreto 48. 325, que permite que todo e qualquer cidadão do Rio de Janeiro que possua inscrição no bilhete único de preço intermunicipal pague a taxa de exercício sem o reajuste que seria implementado em 02/02/23 e foi adiado para 02/09/23.
Desta forma, muitos passageiros que utilizaram o exercício e ainda não tinham as vantagens de obter a IUI registada, teriam de o fazer. Para garantir essa vantagem, foi formada uma parceria entre o Governo do Estado do RJ, SuperVia e Riocard Mas, então, esse representante tem seu papel nessa tarefa tão vital para a população.
Qual é a tarifa de trem social?
A tarifa de exercício social permite que os passageiros habilitados para o bilhete único de preço intermunicipal (BUI) continuem pagando o valor de R$ 5,00 na tarifa SuperVia em 2023, apesar do reajuste, em vigor desde 9 de fevereiro, que elevou a tarifa para R$ 7h40.
A obtenção de vantagens da tarifa ferroviária social do governo estadual está prevista na Lei Estadual 6 700/2014, que visa subsidiar os passageiros com o Riocard devidamente legalizado à BUI. Assim, a Tarifa Social complementa a diferença tarifária para que a tarifa paga pelo cidadão seja substituída em 2023.
Requisitos legais
Além de garantir baixas tarifas para a população, o governo estadual prevê situações para que a SuperVia tenha direito à tarifa prevista no contrato de concessão e ratificada por meio do Órgão Regulador e disponha dos recursos necessários para a operação do sistema de transmissão autorizado. .
Para que o passageiro tenha direito ao desoneração da tarifa social, é obrigatório cumprir os requisitos da Lei Estadual 8. 297/2019, utilizar o cartão Riocard Mais e estar habilitado no Bilhete Intermunicipal Único (BUI) do Estado do Rio de Janeiro, no próprio CPF.
Inscrição
A Riocard Mais, como única operadora da BUI, organizou, em tempo recorde, um exercício de estrutura de cadastro de passageiros, com grupos exercidos para realizar os procedimentos presencialmente, e também organizou plataformas virtuais para dar uma mão aos clientes.
Como componente da operação, foram instalados postos de gasolina nos postos SuperVia, exclusivamente para cadastro de visitantes. Além disso, as lojas Riocard Mais e o chatbot Tomais foram devidamente preparados para o cadastro e fornecimento de dados sobre o lucro.
A ação começou no dia 19 de janeiro, com o cadastro nos pontos de venda e no site, além do lançamento de uma cruzada de comunicação nas redes sociais e nas estações da SuperVia. Com base em uma avaliação semanal da demanda, o Riocard Mais iniciou o check-in presencial nos postos de atendimento da estação no dia 23 de janeiro, quando o QR Code Toma também está disponível nos carros de ginástica.
Equipes envolvidas
Até o dia 16 de fevereiro, mais de 175 mil passageiros haviam sido habilitados por meio da Ação Especial Riocard Pero, 70% canais virtuais e 30% canais físicos. Mais de duzentos trabalhadores terceirizados foram contratados, novos tópicos de serviço foram abertos e estruturas físicas e de informática foram construídas. fortalecido, para enfrentar o desafio de alcançar um volume maciço de descargas e reativações em pouco mais de 20 dias.
A melhoria do serviço para os usuários incluiu 20 pontos de venda no estado do Rio de Janeiro e mais nove estações nas estações SuperVia (São Cristóvão, Maracanã, Nova Iguaçu, Deodoro, Campo Grande, Duque de Caxias e 3 na Central do Brasil). Mais de 120 trabalhadores de mais de 15 gestores estiveram envolvidos no processo de registo e emissão de cartões, com mais de 90 promotores contratados. Mais de 400 pessoas envolvidas em todo o processo.
Intensa divulgação
A comunicação também parece intensa. A ação distribuiu mais de 260 mil folhetos informativos e relatou uma centena de estações. Publicações foram feitas nas redes sociais, spots foram introduzidos em rádios, e-mails de marketing e notificações push foram enviados, totens, carros de som e mídias OOH foram utilizados nas estações, além do papel dos promotores nas estações.
O anúncio teve seu impacto na grande imprensa do Rio de Janeiro e foi discutido mais de 900 vezes em sites, blogs e jornais online. O Bom Dia Rio, da Rede Globo, transmitiu cinco entrevistas. Juntos, G1, CBN, O Dia, Extra e O Globo somaram quarenta e cinco menções ao procedimento de inscrição realizado por meio do Riocard Mais. Os dados alcançaram mais de 2 milhões de pessoas.