A Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Porto Nacional, região central do estado, está aceitando programas para a variedade de candidatos ao Mestrado em Artes, promoção 2023/02. São propostas 62 vagas, das quais 30 compostas por cem são para candidatos, distribuídas da seguinte forma: treze vagas por cotas étnico-raciais (preto, pardo, quilombola e indígena); 6 para surdos; 2 vagas no programa técnico-administrativo UFT Quali e 41 vagas para ampla concorrência.
As inscrições e os pedidos de assistência especial estão abertos até o dia 27 de março, às 23h59. e você precisará preencher o formulário on-line. As taxas de inscrição custam R$ 90. A isenção da taxa pode ser solicitada até o dia 10 de março.
De acordo com a chamada pública, o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) é composto por dois eixos de concentração e seis eixos. Área de concentração em estudos linguísticos: abordagens da análise linguística; implementou a linguística; texto, fala e história; Língua Brasileira de Sinais. Área de concentração em estudos literários: Literatura, história e imaginação; Teoria, denúncia e comparatismo.
Para baixar o nome de Master of Letters, o aluno, depois de ter efetivamente passado e matriculado o curso, deve completar 24 créditos em disciplinas teóricas, seis créditos em atividades educacionais, 8 créditos em seminários de orientação, passar no exame de qualificação de tese e no exame de defesa de tese de mestrado.
A prova expressa de sabedoria terá a duração de 4 horas e será eliminatória e classificatória, com um peso de 4 na nota final de variedade. Os aspirantes surdos terão mais sessenta minutos para fazer o teste de sabedoria expressa, com um total de cinco horas de teste.
O curso de mestrado tem a duração de 24 meses, nos quais todos os requisitos para a obtenção do grau de Mestre devem ser cumpridos. O PPG-Letras atua no Campus Porto Nacional, onde os cursos de mestrado serão ministrados prioritariamente.
Mesmo de acordo com o parecer, possivelmente os cursos também seriam ministrados em outros campi, dependendo da capacidade do professor culpado da disciplina.
Cursos para alunos surdos serão ministrados em Língua Brasileira de Sinais com tradução simultânea com intérprete.
Em todas as etapas do processo de variedades, haverá um intérprete de Libras ou instrutor de fluência de Libras para candidatos surdos.
O edital do resultado final da variedade estará disponível a partir do dia 12 de junho, no site do programa: www. uft. edu. br/ppgletras.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 26 de junho e 3 de julho deste ano, via e-mail.
UFT aceita programas para mais de 60 vagas de Mestrado em Artes