Celina Leão sobre o roubo de cabos do metrô: “Vamos punir de forma exemplar”

03/01/2023 17:24, atualizado em 03/01/2023 17:24

A governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão (PP), disse nesta quarta-feira (1/3), que vai punir de forma exemplar o ladrão que roubou os cabos do metrô. De acordo com a Companhia Metroviária do DF (Metrô-DF), o crime causou um descontrole geral que impediu a circulação de trens por 8 horas nesta terça-feira (28/02).

“O episódio de ontem foi nojento. Exigi nosso diretor-geral porque um usuário que toma emprestado algo público não toma emprestado do Estado, ele toma emprestado da própria população. Vamos ter que punir de forma exemplar”, disse o governador.

“Até pedimos desculpas à população do Distrito Federal, o que não é fruto de ineficiência, mas de um terceiro que roubou a fiação”, continuou. As falas aconteceram no horário oficial, na estação 112 Sul do metrô.

O governador também aproveitou para se referir aos contratos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de linhas e estações de metrô na capital federal.

“Acredito que em 4 anos a privatização do metrô não está na pauta. Hoje estamos em busca de um aumento orçamentário porque qualquer investimento no metrô é muito pesado [. . . ]

Estações de Metrô DF após cortes de sinalHugo Barreto/Metrópoles

Todos os terminais estão fechadosHugo Barreto/Metropoles

O resultado são paradas lotadas e pesadas nesta manhãHugo Barreto/Metrópoles

A sinalização da estação quebra na manhã desta terça-feiraHugo Barreto/Metropoles

Passageiros do Distrito Federal que enfrentam problemas na fórmula do metrô nesta terça-feira (28/02)Hugo Barreto/Metrópoles

A doméstica Socorro de Azevedo, de 49 anos, deixou Paranoá por volta das 6h. para chegar às pinturas às 8h. Hugo Barreto/Metropoles

Faixas exclusivas para carros de passeio livresHugo Barreto/Metrópoles

Não há planos para reabrir as portas dos terminais Hugo Barreto/Metropoles

Cidadãos da Cidade do México enfrentam dificuldades com o transporte públicoHugo Barreto/Metrópoles

Esta manhã, o representante do Palácio do Buriti já tinha afirmado que o PCDF conhecia o suspeito do crime: “O delegado na taxa de investigação já tem um suspeito e o PCDF já está a concluir a investigação”.

Celina Leão também exigiu que o destinatário dos cabos fosse identificado. “A linha de investigação vai nessa direção: só pega o culpado do roubo, mas também o receptor”, acrescentou.

Após 8 horas de fechamento, todas as estações do Metrô-DF começaram a reabrir por volta das 13h30. Terça-feira (28/02).

Segundo a Companhia do Metropolitano, a causa do desafio foi o rompimento de cabos de fibra óptica causado por um ato de vandalismo. “Houve também roubo de cabos elétricos. No momento, os grupos de manutenção estão funcionando no local”, disse a empresa em nota enviada ontem.

Durante o evento desta tarde, na Estação de Metro 112 Sul, o Governador visitou o Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência, o Centro de Interpretação Linguística e o Centro de Integração Profissional.

Na ocasião, Celina relatou a entrega de 50 cadeiras de rodas para jovens e adultos com deficiência. Além disso, assinou um despacho conjunto entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência. O documento prevê uma equipe médica para analisar a população na Secretaria da Pessoa com Deficiência.

O rito também contou com a presença da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, do secretário de Pessoas com Deficiência, Flávio dos Santos e do deputado distrital Iolando Almeida (MDB).

Quer estar atento a tudo o que acontece na praça?Siga o perfil do Metropoles DF no Instagram

Receba notícias da Metropoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo!Basta navegar até o canal: https://t. me/metropolesurgente.

Denuncie ou recomende uma matéria sobre o WhatsApp do Distrito Federal das Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

De acordo com o Metrô-DF, os valores gastos com manutenção ainda são totalmente calculados, pois a correção das tintas continua.

Antônio Fábio do Nascimento Souza perdeu o posto de habilitação e o da CBMDF cinco anos após ser considerado culpado de corrupção passiva e mentiras ideológicas.

Geraldo Alckmin dirigiu a SP por mais de 12 anos e construiu 225 casas em São Sebastião, cidade onde ocorreu a tragédia no litoral.

A progressão da Vila Raiô é suspeita de fazer declarações falsas para descarregar uma construção de apartamentos de luxo no Lago Sul

O prefeito de SP, Ricardo Nunes, contratou o marqueteiro de Valdemar para tentar inibir a candidatura do PL de Bolsonar em 2024.

Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *