O líder fundamentalista filiado aos republicanos, Paulo Fernando Melo da Costa, eleito deputado federal nesta segunda-feira (27). Substituindo Júlio César Ribeiro, do mesmo partido, tomou posse após a visita do parlamentar à Secretaria de Esportes do Distrito Federal.
O integralismo é um movimento de extrema-direita de inspiração fascista criado em 1932 e caracterizado pelo nacionalismo autoritário, pela defesa de valores e pela rejeição da democracia liberal.
Costa é referência para a organização há anos por meio de publicações fundamentalistas. Subsecretária e Assessora Especial do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos na gestão de Damares Alves. Ambos estavam na lista de recomendações de voto da Frente Fundamentalista Brasileira em 2022.
No ano passado, em entrevista à coluna do painel da Folha de S. Paulo, Costa afirmou que é um “fundamentalista adaptado ao século XXI, e não à década de 1930, o que não faz sentido”. Afirmou-se também como defensor do lema “Por Deus, pela Pátria e pela Família”.
Já membro da Frente Fundamentalista Brasileira no Distrito Federal e também diretor da Casa de Plínio Salgado, que criou o integralismo dois anos depois de sua assembleia com Benito Mussolini na Itália.