Secretaria de Saúde apresenta programa da Ópera Paraíba a Sergipe

03/01/2023 às 18:29

O Ministério da Saúde programa Ópera Paraíba ao Governo de Sergipe ‧ Foto: Divulgação Fonte tamanho A-A

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta quarta-feira (01), a equipe do Ministério da Saúde de Sergipe. A delegação de secretários e técnicos veio aqui para conhecer a programação da Ópera Paraíba. Na ocasião, também foram apresentados o sucesso da Vacina Mais Paraíba e o projeto Coração Paraibano, que será apresentado em março. o funcionamento da unidade controlada pela Fundação PB Saúde; e também o Hospital de Trauma de João Pessoa.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o contato entre as secretarias nasceu da primeira assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, quando os efeitos positivos do programa foram expostos. Ele explica que, naquele dia, vários estados solicitaram uma escala na Ópera da Paraíba, como Mato Grosso, Goiás e Sergipe.

“Hoje temos conosco a Secretaria de Saúde de Sergipe. Disponibilizamos todo o programa, desde a concepção até a adesão dos municípios, passando pelo procedimento de contratação de empresas e a progressão do Regnutes, software desenvolvido por meio da UEPB. Na ocasião, visitamos duas academias: o Hospital de Trauma de João Pessoa, que é um dos 22 administrados pela Ópera Paraíba. programa que será apresentado no dia 10 de março”, diz.

Jhony Bezerra lembrou que a Ópera Paraíba foi apresentada ao Ministério da Saúde e que o governo federal está tornando imaginável um programa de cirurgia geral ao estilo paraibano. “Estamos muito satisfeitos que a Paraíba seja um espelho para todo o Brasil. e servir de estilo para outros estados, até mesmo para um programa nacional”, disse.

O secretário de Saúde de Sergipe, Walter Pinheiro, destacou as respostas tecnológicas agregadas ao programa, bem como o poder e a transparência dos programas e das próprias regulamentações, dando um caráter mais sério e pró-estar a todo o sistema da rede. Aqui muito motivado, muito satisfeito por poder inspirar-se no que estamos a testemunhar, primeiro sob a forma de conferências e depois presencialmente, nas unidades, verificando como funciona na prática. Quem tem o máximo a ganhar com isso é a população de usuários do sistema de fitness unificado”, completou.

A SES já planejou o cronograma de cirurgias eletivas do programa Ópera Paraíba até abril. O programa, que realizou mais de 34 mil cirurgias eletivas desde o seu lançamento, totalizando 1. 809 somente neste ano, obterá vantagens para pacientes de todas as macrorregiões do estado com cirurgias gerais, oftalmológicas, ortopédicas, urológicas, otorrinolaringológicas e ginecológicas. A meta é realizar 2. 000 procedimentos em cem dias, levando qualidade de vida à população paraibana.

Hospital Metropolitano – Dom José Maria Pires O Hospital Metropolitano, unidade controlada pela Fundação Paraíba de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, ganhou um técnico da Secretaria de Saúde de Sergipe, Walter Pinheiro, nesta quarta-feira (1º) à tarde. Na ocasião, foram apresentadas as instalações, a equipe de profissionais e o funcionamento do hospital, que é referência em alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurologia e endovascular, e que será o hospital coordenador do programa Coração Paraibano.

Comitiva de Sergipe, composta por Walter; Luan Araújo, Diretor de Atenção Primária à Saúde; Carlos Torres, vice-diretor do Hospital de Urgência de Sergipe; e por meio de representantes da equipe de TI da Secretaria, acompanhados pelo secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra; por meio do Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Ari Reis; através da diretora do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, e através dos diretores da unidade hospitalar.

Durante a visita, visitaram o laboratório de simulação de moda realista, que conta com uma sala gigante com camas, monitores, dispositivos e acessórios médicos e hospitalares, além de manequins reativos a outras técnicas e procedimentos de fitness care; o Centro de Diagnóstico por Imagem, com aparelhos de hemodinâmica e ressonância magnética, entre outros; unidades de terapia intensiva; e o Centro Cirúrgico Metropolitano.

“Aqui pudemos mostrar aos visitantes um pouco da nossa estrutura muito complexa, e também fornecer à equipe técnica do Sergipe como funcionará o programa Coração Paraibano, que terá o Metropolitano como hospital coordenador dessa grande tarefa que interligará 12 instalações para o remédio de emergências cardíacas no estado”, disse o secretário Jhony Bezerra.

Para Jhony, a visita, que também passou pelo Hospital de Urgência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi muito produtiva. Goiás, interessado em nos visitar, conhecer e poder trocar aquelas reportagens que possam ser replicadas”, acrescentou.

O secretário de Sergipe também destacou a importância do hospital metropolitano, além de outros projetos e sistemas de fitness na Paraíba, que servem de exemplo para todo o Brasil. “Saímos daqui muito inspirados, com uma lição aprendida que levaremos a Sergipe, para que possamos fazer algo semelhante e atender o usuário do SUS com mais seriedade, profissionalismo e eficiência. O que resta é o sentimento de gratidão pelo acolhimento, e que em breve estaremos lá para liberar nossos próprios sistemas e contar com suas visitas, concluiu Walter.

Fonte: Secom

Para ler no telemóvel, aponte a câmara

Disclaimer: Todo o texto publicado no Internet PB Reporter não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é obrigação dos leitores que o publicam.

Jornalista

Defesa

Sociedade

Deus o abençoe

Advogado

Medicamento

Opiniões dos leitores

Deus o abençoe

Colunista político

Cajazeiras/PB

Cajazeiras/PB

Uirauna/PB

Cajazeiras/PB

Projeto/PB

Itaporanga/PB

Cajazeiras/PB

Sousa/PB

Patos/PB

Patos/PB

Pombal/PB

Sousa/PB

Uirauna/PB

ganhar/PB

Sousa/PB

Cajazeiras/PB

Cajazeiras/PB

Princesa Isabelle/PB

Sousa/PB

Sousa/PB

São João do Rio do Peixe/PB

Sousa/PB

© 2006-2023 – Reportero PB – Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *