A Polícia Militar do Tocantins realizou diversas operações incorporadas com outras forças de segurança durante o fim de semana de 24, 25 e 26 de março, com o objetivo de intensificar a aplicação da lei e garantir a segurança da população. Os movimentos ocorreram em Paraíso e na capital, Palmas. , e contou com a presença de cerca de 260 profissionais de segurança pública, em dias de funcionamento.
Em Araíso, por meio do Comando de Polícia da Capital (CPC), foi realizada a Operação Presença II. A operação contou com a força policial normal e tática do BPM 8, o batalhão policial surpresa por meio do Grupo de Operações Caninas, o Batalhão de Polícia Rodoviária e de Fronteira e a participação de órgãos de segurança pública como a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, a Polícia Criminal, a Secretaria de Estado de Trânsito e a Secretaria de Trânsito e Transportes do Paraíso do Tocantins.
O objetivo da Operação Presença foi promover a ação policial conjunta e integrada do Exército na área do PCC, exercendo movimentos preventivos, abertos, policiais e de inteligência no combate ao crime.
Durante a operação na cidade, outras 3 pessoas foram presas, uma delas com mandado de prisão em aberto por roubo, e outras duas flagradas dirigindo um veículo sob efeito de álcool nos postos de controle.
Palmeiras
Em Palmas, a PMTO também realizou a Operação Presença II, com recurso a grupos do 1º e 6º BPM, com o reforço dos bolsistas oficiais do Curso de Qualificação de Oficiais – CHOA/CHOM/CHOAS com ATTM, DETRAM e PRF, via barreiras policiais, para salvá-lo e deter atos criminosos, como tráfico de drogas, roubo de veículos e outros crimes.
Durante a operação, 69 carros e 90 motocicletas foram presos, em 23 aglomerações, cinco avisos de subtração e quatro provas de bafômetro.
Além disso, a Corporação introduziu a Operação Tarde Segura I, que contratou policiais do Exército em serviço em aliança com a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU), na região de Taquaralto, na zona sul e no plano diretor. Foram feitos patrulhamentos, bloqueios e aproximações de outras pessoas e carros, a fim de manter a ordem pública na área, desgastar as atividades preventivas e policiais, bem como identificar criminosos e cortar a circulação de carros ilegais.
Foram embarcados 58 carros, em 20 autos de infração, 8 autos de demolição, sendo 71 de autuados e 1 de TCO por posse de entorpecentes e 1 por condução lesiva.
“As operações têm tido resultados aceitáveis, com destaque para a integração com outras forças de segurança, o que tem garantido maior segurança à corporação tocantinense, maior ostentação, resultando também na prisão de infratores”, disse o comandante do PCC, coronel Francinaldo Machado Bo.
De acordo com o comandante do PCC, coronel Francinaldo Machado Bó, as operações tiveram resultados aceitáveis, com destaque para a integração com outras forças de segurança, o que garantiu maior segurança à corporação tocantinense, maior ostentação, o que também resultou na prisão de infratores.