Mato Grosso tem o menor número de pontos quentes nos últimos anos

Mato Grosso tem, nos primeiros 3 meses de 2023, o menor número de focos registrados nos últimos cinco anos, segundo o conhecimento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao ano passado, o alívio nos incêndios deste ano é de 23%.

Vários pontos influenciam no alívio dos focos de calor, agregando a atuação do Estado na prevenção e combate a crimes ambientais, como o desmatamento ilegal, que está diretamente relacionado às queimadas ilegais. Investimentos significativos nos últimos anos, totalizando mais de R$ 180 milhões investidos no combate e prevenção de incêndios e desmatamento ilegal, tornaram imaginável o ganho de tecnologias, estruturas e insumos para melhorar os resultados.

“Este alívio reflete os movimentos feitos pelos Bombeiros nos últimos anos em relação ao Plano Operacional da Temporada de Incêndios Florestais. É de vital importância destacar que a Sema e a Sesp intensificaram suas operações de fiscalização ambiental em março, o que também pode mitigar os pontos críticos devido à presença de grupos no terreno”, disse o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), BM Tenente-Coronel Marco Aurélio Aires da Silva.

O comandante destaca ainda a criação do Comitê Estratégico de Combate ao Desmatamento Ilegal, Extração Ilegal de Madeira e Incêndios Florestais (Cedif), presidido pelo governador Mauro Mendes, que incorporou os esforços de diversos entes estaduais e federais, órgãos e parceiros do setor privado.

O conhecimento do INPE representa o período entre 1º de janeiro e 26 de março, entre 2019 e 2023. Em 2023, os problemas de calor conhecidos via satélite totalizaram 1. 167, com maior ocorrência nos últimos anos: 2022 (1. 506), 2021 (1. 381), 2020 (2. 653) e 2019 (2. 237).

Parte da queima é controlada e autorizada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA-MT). No período, foram autorizados 101 pedidos de desobstrução de espaços por chaminé, totalizando 37. 745 hectares.

A queima prescrita é o controlo da chaminé em áreas legais passadas, com o objetivo de contribuir para a eliminação da biomassa e a consequente prevenção de incêndios florestais na estação seca.

O Só Notícias é o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso, distribuído há 23 anos com informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *