Tocantins apresenta sua nova identidade de controle visual

O novo conceito de identidade visual e comunicação do Governo do Tocantins foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 27, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. A assembleia reuniu toda a Secretaria de Estado, que bateu o chefe do secretário de Estado da Comunicação (Secom), Márcio Rocha, explicando o procedimento de produção da nova marca do Estado.

 

Trazendo elementos típicos do Tocantins e explorando a diversidade geográfica, cultural e social do Estado, as novas artes visuais do Governo apresentam essas informações. A nova grande logomarca traz, em sua configuração, o sol e as cores das bandeiras do Tocantins, acompanhando o novo lema da gestão: Trabalhe e cuide de todos.

“Esse novo conceito de logotipo fornecido é exatamente para a gente dar uma nova cara ao controle do Governo do Tocantins, fazendo com que ele chegue à população por meio do nosso slogan. Um controle que funcionava para o povo. O sol está previsto na logomarca, que é um símbolo do Tocantins, além dos elementos que constituem a união do povo, o que mostra a pegada não só da liderança, mas de todo o povo tocantinense”, disse o secretário de Estado da Comunicação, Mario Roche.

Artes visuais

Todo o conceito de arte foi concebido de tal forma que só pode contemplar os tipos do Estado. A tipografia (formatos, fontes e estilos de letras) que acompanha as peças visuais inclui elementos das estruturas dos edifícios históricos do Tocantins, como a Catedral Nossa Senhora das Mercês, no Porto Nacional; e a Igreja do Rosário dos Pretos, em Natividade, ou classificada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nos recursos das palavras que se expressam nas artes visuais do governo do Tocantins, também será imaginável identificar os arcos do Palácio Araguaia, sede do governo na capital Palmas.

A paleta de cores desenhada foi baseada nas belezas e riquezas fitoterápicas do Tocantins, explorando a fauna e a flora, bem como as características da geografia de norte a sul do estado, agregando os demais biomas do Tocantins. A proposta é incluir, nas peças publicitárias, cores tonais combinadas, que constituem a perspectiva do Estado, a fim de explicar o conceito de uma campanha institucional segura, por meio dos tons de elementos típicos do Tocantins. Além das campanhas, esses itens serão fornecidos em campos de carros, acessórios (folhetos, crachás e alfinetes), banners e painéis de dados.

Guarda-chuva

Além das artes visuais, foi fornecido o novo conceito de comunicação estatal, que fornece a estrutura de comunicação do governo. Chamada de Conceito Guarda-Chuva, a proposta fornece o padrão de comunicação que transmite um conceito e orienta o posicionamento do controle estatal e também orienta as pinturas de cada um uma secretaria para que os efeitos favoreçam o conceito. Com base nos pilares do plano de quadros táticos do Governo do Tocantins, o conceito preverá, nas mensagens e na divulgação de cada um um feito de controle, o nome Tocantins Melhor. O conceito é colocar à disposição do público todos e cada um dos resultados do Governo, especificando não apenas como o controle cumpre seu papel de órgão público, mas também as instalações e movimentos que permanecerão permanentes no Tocantins.

Para o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, é muito importante entregar o conceito para toda a secretaria, já que as pastas vão proporcionar seus movimentos e resultados. Agora, com o novo conceito de comunicação do Governo do Tocantins, “é fundamental que tenhamos esse momento, pois a definição do novo símbolo do Governo do Tocantins é incrivelmente vital para identificar o rumo. Cada secretaria tem seus movimentos e é fundamental que a nova logomarca seja utilizada em cada arquivo, normalizando o novo conceito de status”, ressaltou Tião.

Toda a proposta foi avaliada e aprovada pelo governador Wanderlei Barbosa, que impulsionou o desejo de criar uma identidade visual que conecte ainda mais a liderança com as demais pessoas do estado. Queremos que nossas pinturas sejam divulgadas, mas buscamos ainda mais que a população se identifique com a do Estado. Colocar os elementos do nosso outro povo na nova identidade visual é de grande relevância, pois mostra que nossa liderança está com as outras pessoas e, portanto, constitui o Estado”, disse o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *