No ano em que completa seus 20 anos de atividade, a ArcelorMittal, unidade da Vega – indústria de beneficiamento de metais em São Francisco do Sul, Santa Catarina – acaba de conquistar a ResponsibleSteelTM, certificação global que estabelece critérios estrangeiros para o processamento e produção culpados de metais. Essa diferença recompensa, além do ponto culminante dos processos produtivos da unidade, uma série de movimentos realizados em prol da transformação social, sustentabilidade, diversidade e inclusão.
O rigoroso processo de auditoria, que durou aproximadamente um ano, posicionou a maior alocação de expansão da história da Vega, um investimento de aproximadamente US$ 350 milhões para expandir a unidade. A auditoria foi realizada por meio da consultoria independente DNV (Det Norske Veritas), que analisou os sinais de práticas e processos sustentáveis da unidade, abrangendo diversos espaços da empresa, agregando aqueles semelhantes às questões ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Os auditores também visitaram os processos da unidade e entrevistaram executivos de negócios, funcionários, fornecedores, partidos políticos, funcionários do governo e entidades e instituições da rede local.
Para Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos LATAM, essa conquista demonstra o compromisso da empresa com a produção de metal culpado e sustentável, com outras pessoas no centro de suas ações. “Isso também reforça nosso foco principal, que é fazer metal sábio para os outros. “pessoas e o planeta, e representa um marco na história da Vega, que este ano celebra duas décadas de atividade”, disse.
De acordo com o relatório entregue por meio da DNV, a fórmula de controle ambiental implementada na unidade (certificada ISO 14001) é um dos aspectos positivos que contribuíram para a realização. Essa fórmula confirma o compromisso da Vega em conservar a biodiversidade de sua região por meio da venda de identidade e monitoramento contínuo de espécies de fauna e flora proporcionadas por sua Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que ocupa um terço do território da unidade comercial, além da progressão de um plano diretor de biodiversidade. Por meio de seu Plano Diretor de Águas, a Vega busca salvaguardar os recursos hídricos da região e manter seu compromisso com o bem-estar da população, gerando menor impacto nos mananciais públicos, com o reúso, em média, de 98% da água captada na unidade.
“Receber esta certificação global no ano em que celebramos 20 anos de operação da unidade Vega e estamos caminhando para nossa expansão demonstra que estamos firmemente comprometidos com a geração de metal de forma sustentável, comprometidos com o desenvolvimento de redes, a proteção de outros e o respeito ao meio ambiente”, completou. diz Sandro Sambaqui, CEO da ArcelorMittal Vega.
Os projetos de inclusão, diversidade e transformação social da ArcelorMittal Vega também foram destacados no relatório de auditoria ResponsibleSteelTM. De acordo com a análise, “entrevistas com mulheres em cargos de liderança em suas operações demonstraram comprometimento e que as promoções levam em conta a competência, o mérito e o gênero do profissional”, diz o documento.
Os incentivos visavam ampliar a representação da força de trabalho feminina em cargos anteriormente ocupados por predominantemente homens. O Programa Técnico de Sustentabilidade, que desde 2018 tem como objetivo capacitar, valorizar e qualificar os jovens de São Francisco do Sul para o trabalho árduo da região. mercado, tem contribuído para essa equidade de gênero. Cerca de 89% dos bolsistas participantes do programa são contratados na ArcelorMittal Vega ou em corporações da região, uma oportunidade real de progressão que também beneficiou o público feminino.
Com base na iniciativa realizada em parceria com o SENAI SC, a unidade passa a contar com as primeiras mulheres atuando em suas linhas de produção, situação que contribui para o propósito estabelecido para todas as unidades da ArcelorMittal Brasil: aumentar o número de mulheres em todas as áreas da empresa, agregando cargos operacionais, administrativos e de controle. para 25% até 2030.
De acordo com Annie Heaton, CEO da ResponsibleSteelTM, essa certificação demonstra o compromisso da ArcelorMittal Vega em atender a uma ampla gama de requisitos ESG da ResponsibleSteelTM.
“Esta é a terceira certificação para as operações da ArcelorMittal no Brasil e ressalta a crescente preferência da indústria pela produção de metal líquido 0 culpado na América do Sul. A fábrica de Vega desenvolveu um plano transparente para a meta da ArcelorMittal de ser líquida 0 até 2050. E deve ter que a produção de metais culpados vá além da descarbonização, garantindo o controle efetivo dos recursos e o respeito aos funcionários e às comunidades locais. Esta certificação demonstra o compromisso da Vega em atender à ampla diversidade de requisitos ESG da ResponsibleSteelTM. Um exemplo é o seu compromisso com uma maior igualdade de género, com o objetivo de alcançar até 25% das mulheres em cargos de liderança até 2030. Este é um passo significativo para o setor produtivo dominado por homens. diz o CEO.
Alguns dos principais players do mercado global fazem parte da ResponsibleSteelTM, trabalhando juntos para minimizar o efeito da fabricação de metais em outras pessoas e no planeta. Empresas de todos os elos da cadeia de preços de metais, equipes da sociedade civil e outras organizações estão convidadas a participar.
Um dos principais objetivos da ResponsibleSteelTM é maximizar a contribuição do aço para um mundo sustentável:
Fornecer um fórum multissetorial para construir aceitação e consenso; Desenvolver padrões, certificações e ferramentas similares; Impulsione a substituição positiva através da popularidade e do uso de aço culpado.
A certificação estrangeira ResponsibleSteelTM é projetada para o fornecimento e produção de metais culpados e abrange uma variedade de tópicos de sustentabilidade, além de emissões, poluição, fornecimento culposo, direitos humanos, critérios trabalhistas e outros tópicos.
Para mais informações sobre a ResponsibleSteelTM, o site.
A ArcelorMittal Vega é a 3ª unidade brasileira da ArcelorMittal a obter a certificação. A ArcelorMittal Tubarão, na Serra, no Espírito Santo, e a ArcelorMittal Monlevade, em João Monlevade, Minas Gerais, já receberam a certificação. O objetivo da ArcelorMittal é que todas as equipes do grupo no Brasil se classifiquem nos próximos anos.
Lançada em 2003, a ArcelorMittal Vega é uma das montagens de processamento de metais da moda mundial e faz parte do Grupo ArcelorMittal, líder mundial na produção de metais. A empresa, em São Francisco do Sul, Santa Catarina, atua no processamento de metais planos decapados, laminados a frio e revestidos para atender os setores automotivo, eletrodoméstico e de estruturas civis, entre outros segmentos.
Desde 2021, foi concluída a maior expansão de tintas de sua história, o projeto CMC, que inclui uma nova linha de galvanização e recozimento ininterrupto, uma obra que planeja aumentar sua capacidade de produção de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de metal anualmente.
A expansão representa um investimento de US$ 350 milhões. Com esse crescimento, espera-se que a unidade também amplie seu portfólio de produtos e inicie a produção, pela primeira vez nas Américas, da Magnelis®, um revestimento patenteado pela ArcelorMittal com ampla aplicação no mercado, ultimamente produzido em montagens na Europa e amplamente utilizado em projetos de geração de energia solar.
Para se informar mais, clique aqui